Regiões

Cuando Cubango: Programa “Mamã Levanta” apoia famílias vulneráveis

Nicolau Vasco|Menongue

Jornalista

Um total de 35 famílias, no município de Mavinga, a cerca de 400 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, beneficiou de kits de pastelaria, comércio e motorizadas, no quadro do programa “Mamã Levanta”, que visa o empoderamento de mulheres e jovens.

05/05/2024  Última atualização 11H36
Governo pretende melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade © Fotografia por: Edições Novembro

Os meios entregues pelo governador do Cuando Cubango, José Martins, têm como objectivo ajudar mulheres chefes de famílias e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, para que criem pequenos negócios.

Segundo o governador, o programa "Mamã Levanta”, desde o seu arranque no Cuando Cubango, em Março do ano passado, já beneficiou 304 famílias de seis municípios (Menongue, Cuchi, Cuangar, Cuito Cuanavale, Mavinga e Nancova), das 500 previstas em toda a província.

José Martins disse que o Governo Provincial pretende que as famílias vulneráveis desenvolvam actividades económicas, ligadas, sobretudo, a actividades de moto-táxi, pastelaria, venda de refrigerantes, pipocas e produtos da cesta básica, para que, gradualmente, possam sair do ambiente de pobreza extrema.

O governador apelou aos beneficiários no sentido de se aplicarem e fazerem boa gestão dos meios recebidos, para que, num futuro breve, possam melhorar a qualidade de vida, no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza.  

O programa "Mamã Levanta”, explicou, foi concebido para atender um universo de 500 beneficiários agrupados em associações e cooperativas, faltando os dos municípios do Rivungo, Dirico e Calai, que serão contemplados nos próximos dias.

José Martins deu a conhecer que o Governo Provincial está satisfeito com os resultados do programa, tendo em conta que muitas famílias e jovens conseguiram criar e expandir os seus negócios, em função dos rendimentos que estão a obter.

"Isto nos orgulha e nos satisfaz. Por isso, vamos continuar a trabalhar para a expansão do programa "Mamã Levanta”, sobretudo mobilizando esforços no âmbito das despesas do apoio ao desenvolvimento, para conseguirmos mais recursos financeiros para a efectivação da segunda e terceira fases e torná-las mais abrangentes”, assegurou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões