Cultura

Secretário-geral da UNAC-SA anuncia concertos para Luanda

O secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), Eliseu Major, anunciou, recentemente, em Luanda, para o mês em curso, a realização do primeiro concerto do protocolo assinado com a Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHARA).

05/05/2024  Última atualização 09H00
Agrupamento os Jovens do Prenda são dos poucos no mercado artístico habilitados a tocar por terem a Carteira Profissional © Fotografia por: Arsénio Bravo | Edições Novembro

Em declarações ao Jornal de Angola, Eliseu Major disse que, este ano, haverá a materialização do acordo assinado com a AHARA e a primeira grande actividade vai acontecer no próximo dia 26, no Hotel Diamante, na capital do país.

"Do ponto de vista prático, realizaremos a primeira actividade no âmbito do protocolo, mas continuamos a fazer outros contactos com gestores de casas de espectáculos com o objectivo de realizar outros eventos”, assegurou.

O secretário-geral da UNAC-SA avançou que dentro de dias a instituição que dirige e a direcção do Hotel Diamante vão reunir para os últimos acertos do concerto e dar a conhecer o elenco artístico.

Eliseu Major recordou que só participam nas actividades artistas filiados na UNAC-SA, com carteira profissional. "É uma exigência que decorre do protocolo e não vamos abrir mão disso”, garantiu o responsável.

Um dos grandes objectivos, referiu, é garantir emprego aos membros da UNAC-SA de forma directa e fazer jus a um dos dispositivos que consta do regulamento da organização, que é a gestão da carreira dos artistas.

"Com o acordo e a realização de espectáculos nestes espaços, os artistas conseguem ter renda para o sustento da família e participam de forma efectiva para as contribuições ao Estado, como por exemplo o pagamento da Segurança Social e outros impostos”.

A UNAC-SA, disse, continua a trabalhar de modo a firmar parcerias com outras entidades, para que se associem a este projecto.

"Firmamos uma parceria com os Novatos da Ilha, que tem um espaço na Ilha do Cabo e vai servir para que os artistas se possam apresentar e realizem as suas actividades”, indicou.

O acordo entre a UNAC-SA e AHARA foi assinado, em Maio de 2023, com o objectivo de criar espaços para que os artistas consigam realizar espectáculos e arrecadar fundos. O acto foi testemunhado pelo ministro da Cultura, Filipe Zau.

 


 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura