Mundo

Sul do Brasil: Sobe para 137 o número de mortos devido às cheias

O número de mortos devido às inundações que, nos últimos dias, atingiram o Sul do Brasil, subiu para 137, segundo o mais recente relatório divulgado, ontem, pela Protecção Civil.

12/05/2024  Última atualização 11H26
Centenas de estradas ficaram destruídas ou bloqueadas © Fotografia por: DR

No mesmo documento, citado pela Lusa, indica-se que, pelo menos, 141 pessoas continuam desaparecidas, enquanto mais de 400 mil foram deslocadas, das quais cerca de 340 mil tiveram de se refugiar em casas de amigos e familiares e cerca de 71 mil em abrigos improvisados pelas autoridades. O anterior balanço dava conta de 127 mortos.

No total, já são 444 cidades e 1,95 milhões de pessoas afectadas pelas cheias na região. A situação mais dramática ocorre no Rio Grande do Sul, estado que faz fronteira com a Argentina e o Uruguai, onde foram registadas, até agora, pelo menos, 136 mortes e 756 feridos.

O outro caso mortal foi relatado no estado vizinho de Santa Catarina, também afectado pela catástrofe, mas em menor proporção.

As fortes chuvas, que deram uma ligeira trégua desde quinta-feira passada, retomaram ontem com intensidade, principalmente no Vale do Taquarí, uma das regiões mais afectadas na última semana, e em Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul.

As tempestades, que atingem a região desde o final de Abril, deixaram um rasto de caos e destruição em dezenas de cidades, que ficaram total ou parcialmente submersas, como é o caso de Porto Alegre.

Centenas de estradas foram destruídas ou bloqueadas e as vítimas sofrem com a falta de serviços públicos, pois os hospitais estão sobrecarregados e sem condições adequadas para atender os pacientes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo