Desporto

1º de Maio de Benguela vai disputar Segundona

O 1º de Maio é o representante legal de Benguela no Campeonato da Segunda Divisão de 2025, com a homologação do Campeonato Provincial de Futebol Pedro Garcia.

26/02/2024  Última atualização 10H16
© Fotografia por: DR

O Conselho Técnico Desportivo da Associação declarou-o campeão com 31 pontos em 10 jornadas disputadas por 12 equipas participantes. Wiliete de Benguela e Grupo Desportivo Isaac de Benguela completaram o pódio com 30 e 29 pontos.

Com a certeza da consagração da equipa "proletária”, chegou ao fim a celeu- ma reinante nas terras das acácias rubras. O mau entendimento resultou dos festejos antecipados do 1º de Maio de Benguela no final do jogo da 17ª jornada, quando derrotou o Ferroviário do Cubal por 3-0.

No momento da publicação da homologação do campeonato provincial, o vice-presidente da Associação de Benguela, César Sacato, minimizou os queixumes de alguns associados, pois os dados estatísticos compulsados no comunicado nº7/2024 confirmaram o desempenho do campeão provincial. O 1º de Maio ganhou com mais 1 ponto sobre o segundo classificado.

O dirigente reconheceu o erro cometido pela Secção de Organização e Programação de Jogos no comunicado nº 6/2024 em que atribuía mais dois pontos à formação do Grupo Desportivo Isaac de Benguela, quando na verdade perdeu três pontos por falta de comparência no jogo com Ferroviário de Cubal.

"A primeira volta foi homologada sem lacunas, na qual o Isaac de Benguela tinha 15 pontos. O mesmo não ocorreu na segunda volta. O mesmo clube (Isaac de Benguela) alcançou apenas 14 pontos, totalizando 29 pontos”, explicou César Sacato.

O dirigente aferiu que Isaac de Benguela começou a segunda volta com adiamentos de três jornadas devido à participação na II Divisão. "É nesta fase, onde começou o mau entendimento, pois tinha jogos em atraso”, avaliou.

No momento de compilação de dados estatísticos, a  Secção de Organização e Programação de Jogos da Associação "cometeu alguns erros”. "Houve esse descuido que se repercutiu no erro do comunicado nº 6, logo, não coloca em causa o mérito da equipa vencedora (o 1º de Maio de Benguela)”, enfatizou.

O dirigente lembrou que, após a publicação da homologação do campeonato provincial Pedro Garcia, os clubes tinham 72 horas para apresentar a reclamação oficial. Findo o prazo (a 15 do corrente), nenhum documento deu entrada no Conselho Técnico Desportivo da Associação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto