Desporto

“A pressão está do lado da selecção adversária”

O antigo capitão da Selecção Nacional de futebol, Carlos Afonso " Kali", afirmou à ANGOP, em Luanda, que a pressão está do lado da Nigéria, no jogo de logo mais com Angola, para os quartos-de-final.

02/02/2024  Última atualização 09H18
Antigo capitão da Selecção Nacional de futebol, Carlos Afonso " Kali" © Fotografia por: Arquivo

Em entrevista de perspectiva ao desafio, a decorrer a partir das 18 horas, no Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, o antigo internacional acha que a Nigéria ficará bem mais pressionada por ser candidata ao título, ante Angola que busca uma meia-final inédita.

O ex-defesa central referiu-se sobre a qualidade dos nigerianos, com realce para a presença do actual melhor jogador africano (o atacante Victor Osimhen), mas que, apesar dos prognósticos, também carregam insuficiências.

Afirmou que o oponente possui um meio-campo e um ataque bastante "perigosos”, facto que obrigará maior atenção da parte do combinado nacional, composto por um grupo de jogadores dedicados.

O actual empresário e comentarista desportivo referiu que existem elevados níveis de confiança tanto dos habituais titulares como dos suplentes, acrescentando que tecnicamente os jogadores da Selecção Nacional são equiparados.

Com quatro Campeonatos Africanos das Nações disputados, em 2006 (Egipto), 2008 (Ghana), 2010 (Angola) e 2012 (Guiné Equatorial), Kaly disse ter identificado o meio-campo como o sector menos produtivo de Angola, porque demonstra falta de tranquilidade.

"Defensivamente já éramos muito fortes antes do CAN`2023, porque sofríamos poucos golos, mas também não marcávamos. No ataque melhoramos porque o técnico encontrou uma fórmula no trio ofensivo", frisou o antigo jogador do 1.º de Agosto, onde terminou a carreira em 2014.

Antes, Kali  evoluiu em Portugal pelo CCD Montijo, Barreirense e  Santa Clara, seguindo-se as internacionalizações no Ac Arles Avignon de França e no Sion da Suíça.

Na fase inicial desta 34ª edição do Campeonato Africano das Nações, a Selecção Nacional esteve no grupo D, onde empatou na estreia a um golo com a Argélia, venceu a Mauritânia (3-2), o Burkina Faso (2-0), terminando na liderança com sete pontos.

Nos oitavos-de-final, os Palancas Negras, liderados pelo técnico português Pedro Gonçalves, cilindraram a Namíbia, por 3-0.

O CAN’2023 devia disputar-se entre Junho/Julho passado, mas devido às fortes chuvas naquele período, a CAF transferiu a prova para o presente ano.

GRUPO VIAJA ESTA MANHÃ
Palancas terão apoio  de excursionistas 

A selecção vai contar com o apoio de mais de 500 excursionistas durante o jogo de logo contra a similar da Nigéria, (18 horas), no Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, nos quartos-de-final do CAN'2023, que se disputa na Côte d'Ivoire.

O primeiro grupo de apoiantes da Selecção Nacional), num total de 150, sai de Luanda na manhã de hoje, às 8 horas, em voo da transportadora área TAAG.               

Numa organização da "Torcida”, ramo desportivo da Empresa Nova Energia, os excursionistas, que tiveram de pagar 800 mil kwanzas, com direito a uma camisola da selecção angolana, bandeira e mochila, regressam no mesmo dia ao país, depois do jogo, confirmou à ANGOP o seu responsável, Nelson Cantos.          

Além desta iniciativa, a companhia área de bandeira (TAAG) e o Banco de Comércio e Indústria (BCI) também se unem para transportar 440 passageiros para o Campeonato Africano das Nações (CAN´2023), que decorre na Côte d´Ivoire, segundo um comunicado conjunto, sem mais detalhes.   

Nesta 34ª edição da prova, Angola empatou na primeira jornada do Grupo D com a Argélia (1-1), candidata ao título, antes de triunfar diante da Mauritânia (3-2), do Burkina Faso (2-0) e da Namíbia (3-0), o que possibilitou atingir esta fase. 

O CAN, inicialmente marcado para 2023, foi transferido pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para este ano, por motivos de chuvas na Côte d’Ivoire.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto