Desporto

Aboubakar Gakou integra hoje trabalhos da Selecção

Melo Clemente

O extremo poste do Petro de Luanda, Aboubakar Gakou, integra hoje os trabalhos de preparação da Pré-Selecção Nacional sénior masculina, que projecta no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda, a disputa da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, prova a decorrer de 20 a 27 do mês em curso, na Tunísia.

14/02/2024  Última atualização 12H25
Extremo poste do Petro de Luanda faz parte da espinha dorsal dos hendecacampeões africanos © Fotografia por: DR

Depois de falhar as quatro primeiras sessões de treino, devido a limitações físicas, o internacional angolano é a principal atracção da única sessão de treino do dia, marcada para às 19h00.

"Aboubakar Gakou está com algumas limitações físicas, daí ter falhado as quatro primeiras sessões de treino. Durante os dois dias, esteve a fazer gelo e acredito que na quarta-feira estará já à disposição da equipa técnica”, garantiu Jorge Angulo, médico dos hendecacampeões africanos.

Gerson Domingos, um dos bases principais do combinado nacional, está de fora, em virtude de ter contraído uma lesão.

Para colmatar a ausência do experiente base, 27 anos, a dupla Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda chamou João Oliveira, da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, e Tiago Fernandes, do 1º de Agosto.

Hoje, no período da manhã, o grupo de atletas que actua na 46ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, em número de 12, goza folga e reata os trabalhos de preparação no período nocturno.

Os integrantes da Pré-Selecção Nacional encontram-se em regime de concentração no Hotel Victoria Garden.

Os aspectos técnicos e tácticos, sem descurar os lançamentos a curta e longa distâncias, dominam as sessões de treino do cinco nacional.

Entretanto, os atletas que militam na diáspora e notificados para a "operação” Afrobasket 2025 vão juntar-se ao grupo já no local da disputa da primeira janela de apuramento.

Trata-se de Jilson Bango, Eduardo Francisco, Aginaldo Neto, Milton Valente, João Fernandes e Sílvio Sousa.

A delegação angolana deve seguir viagem, em princípio, no sábado, dia 17 do corrente, segundo apurou o Jornal de Angola, junto do vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Sílvio Lemos.

Eis a lista completa da Pré-Selecção Nacional: Childe Dundão, Aginaldo Neto, Elcane Paca, Gerson Gonçalves "Lukeny", Milton Valente, Valdemar Avelino, Helder Fernandes, Eduardo Francisco, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, João Fernandes, Aboubakar Gakou, Sílvio Sousa, Jilson Bango, Teotónio Dó, João Oliveira e Tiago Fernandes.

Josep Clarós aguarda pelo grupo na Tunísia

Ao contrário do que inicialmente estava previsto, o seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Josep Clarós "Pep", já não virá para Luanda, onde devia partir com o grosso do grupo para a Tunísia, palco da disputa da primeira janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (Afrobasket).  

Clarós deixa a terra natal, Espanha, e parte directamente para o local da competição.

Com a indicação do seleccionador nacional, a dupla técnica Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda vai definir o grupo que deve seguir viagem para Tunísia, a fim de se juntar aos atletas que militam na diáspora.

De acordo com Aníbal Moreira, antigo capitão dos hendecacampeões africanos, a filtragem final vai acontecer na capital tunisina.

"O seleccionador nacional vai posteriormente definir os atletas que devem sair de Luanda para se juntar ao grupo que actua no estrangeiro. Naturalmente, que não podemos levar todos. Portanto, a filtragem final será feita na Tunísia”, garantiu Aníbal Moreira.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto