Desporto

Adolescentes beneficiam de formação desportiva

Adilson Francisco

Jornalista

Quinhentos alunos de dez colégios privados beneficiam de formação desportiva nas modalidades de golfe, equitação, hipismo e parapente, por intermédio do projecto “Mangais Escolas”, com início marcado para hoje no Resort Mangais, na Barra do Cuanza.

25/03/2024  Última atualização 09H15
Durante a formação serão ministradas várias temáticas © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

A informação foi avançada pela directora executiva da Fundação Francisco Faísca, Maria Otília, durante a apresentação do projecto desportivo Mangais Escolas aos directores das escolas privadas.

Promovida pela Fundação Faísca, o projecto consiste em oferecer treinos de golfe e hipismo/equitação e parapente à comunidade escolar de forma gratuita, com vista à massificação e dinamização das diferentes disciplinas.

"Queremos aumentar o número de praticantes nestas modalidades, porquanto o nosso país tem poucos. Além disso, o projecto tem o propósito de mostrar à sociedade angolana que as três disciplinas não são praticadas apenas pela elite, mas também por pessoas de baixa renda, com a missão de garantir a inclusão social”, explicou.

A modalidade parapente apenas será ensinada aos alunos mediante a autorização dos encarregados de educação. Otília explica as razões: "Por se tratar de uma disciplina aérea. Os interessados só podem praticá-lo com a permissão dos encarregados, dado o risco”.

O projecto desportivo "Mangais nas Escolas” visa promover hábitos desportivos e prevenir a deficiência, de modo a estimular a criatividade na juventude e crianças, e desenvolver actividades curriculares dos colégios, segundo a directora da Fundação Faísca.

Maria Otília elencou os eixos estratégicos do projecto escolar: "Temos a intenção de proporcionar aos colégios a formação de alunos, envolver as comunidades, ensinar a preservação do meio ambiente, promover a co-gestão na escola e a actividade física”.

Os alunos beneficiários do projecto devem pertencer ao pré-escolar até ao segundo ciclo secundário e cada escola deve participar com três turmas.

A coordenadora do evento disse que a Fundação Faísca realiza, após o fim do ano lectivo, um torneio das diferentes disciplinas a fim de contribuir para o crescimento das habilidades competitivas dos atletas.

O projecto Mangais conta com três professores de parapente, uma psicóloga, cinco técnicos de golfe e igual número de equitação/hipismo. Após a apresentação, os directores das escolas fizeram uma excursão no Resort Mangais e receberam informações sobre o parapente, hipismo e praticaram golfe.

Os colégios privados participantes do plano desportivo são: Nossa Senhora da Enunciação, Pitruca, Pitabel, Casinha das Abelhas, Colina do Sol, Fermas, Maria do Carmo, Asa Inglesa, Veredas das Flores, Fermas e Emiras. A escola dos Mangais é a única instituição pública da comuna da Quiçama que participa da formação.

Minjud promete apoio ao projecto

O Secretário de Estado para a Juventude, Boaventura Chitapa, afirmou, durante a apresentação do projecto desportivo "Mangais Escolas", que o Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) vai apoiar a iniciativa da Fundação Francisco Faísca.

Segundo Boaventura Chitapa, a actividade desenvolvida pela fundação garante o desenvolvimento dos desportos nas comunidades e nas escolas.

"É uma iniciativa de louvar e está alinhada com a estratégia dos desportos nas comunidades e escolas, já que abrange uma escola pública da região dos Mangais. Portanto, vamos fazer o devido acompanhamento e apoiar o projecto”, assegurou.

Boaventura Chitapa explicou as vantagens da actividade da Fundação Francisco Faísca: "As crianças vão aprender as modalidades e demonstrar o talento no domínio do desporto, pois ocuparão os seus tempos livres”.

Para a revitalização dos desportos escolares, o dirigente revelou que o Minjud pretende dinamizar o desporto escolar.

"Neste momento, o desporto escolar está sem acção. Por isso temos a intenção de implementá-lo de forma activa no sentido de oferecer atletas ao desporto federado. Recentemente houve um encontro de trabalho entre os departamentos ministeriais dos desportos e da Educação, onde traçamos estratégias para melhorar a nossa actuação na implementação do desporto escolar”, explicou.

Chitapa realçou, por outro lado, que a implantação do projecto promove o desporto e o turismo. Sobre as escolas públicas com dificuldade de transporte, o dirigente assegurou a ajuda de modo a facilitar a mobilidade dos integrantes do projecto. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto