Desporto

Adolescentes festejam Dia da Mulher no Zango

Adilson Francisco

Jornalista

Setenta atletas femininas participaram de um torneio de futebol de salão e de basquetebol em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado, ontem, na quadra da Premier Bet, no bairro Zango 2, município de Viana, em Luanda.

09/03/2024  Última atualização 11H40
Praticantes de basquetebol solicitaram às autoridades municipais a realização de mais torneios © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Organizado pela Administração Municipal de Viana para Área de Tempos Livres e Desporto, o evento contou com a participação de seis clubes comunitários. Palancas Negras, Real Muxima, Super Águias, Penjango, Sol do Zango e Puniv 5114.

No torneio de basquetebol, o Sol do Zango conquistou o título ao vencer na final o Puniv 5114, por 16-9, enquanto o troféu no futebol de salão ficou com as Super Águias que derrotaram os Palancas Negras por 1-0.

As equipas vencedoras receberam taças e certificados de participação, numa actividade testemunhada pelos munícipes da comunidade do Zango 2, com música do estilo Kuduro e Afro-House.

Em declarações ao Jornal de Angola, a atleta Cláudia Sombo mostrou-se satisfeita pela iniciativa da Administração Municipal de Viana.

"Enquanto mulher, foi uma grande oportunidade para mostrarmos que também sabemos praticar desporto. A actividade desportiva não é apenas realizada por homens, mas também por mulheres. Estamos gratos à Administração de Viana por pensar no nosso dia”, explicou.

A jovem de 18 anos apelou à direcção da Administração de Viana a promover mais actividades desportivas na classe feminina, todos os meses, a fim de incentivar a prática.

Nolay Duarte, melhor jogadora do torneio, solicitou à Administração de Viana a realização de mais eventos desportivos, de modo a aumentar as competências técnicas e tácticas do futebol nas atletas daquela circunscrição.

"Apelo à Administração e às associações a organizarem mais torneios, pois precisamos de mais competições do género. Com isso, podemos desenvolver as nossas habilidades quer no futebol, quer no basquetebol”, pediu.

A basquetebolista do Sol do Zango, Leonalia Blay, a MVP da competição, regozijou-se com o certificado de melhor atleta e pelo consequente prémio conquistado.

"Estou muito feliz com o prémio conquistado. A prova permitiu-nos libertar em campo ao longo do jogo. Agradeço à Administração de Viana pela organização do evento, pois foi uma oportunidade para mostrar as nossas valências enquanto mulheres”, declarou.

A atleta, de 17 anos, incentivou as mulheres à prática do desporto e aconselhou-as: "A todas as mulheres angolanas, apelo à prática do desporto por fazer bem à saúde”.

O director da Administração Municipal de Viana para Área de Tempos Livres e Desportos, Dialmo Dende, referiu que a actividade tem como objectivo enaltecer o Dia Internacional da Mulher, bem como incentivar o género à prática desportiva.

"Além da actividade ter como finalidade a celebração e a elevação do 8 de Março, o torneio serviu também para motivar as mulheres a praticar o desportos, sobretudo, o basquetebol, porquanto o Distrito Urbano do Zango dispõe de muitas equipas comunitárias. Dentro de dois meses, pretendemos realizar uma prova de basquetebol”, clarificou.

Os torneios enquadram-se no programa de massificação e dinamização do desporto nas comunidades, elaborado pela Administração de Viana, segundo o gestor desportivo.

  Campeonato feminino de Viana arranca dia 14

A primeira edição do Campeonato Municipal de Basquetebol de Viana arranca a 14 do corrente, na quadra da Premier Bet, no bairro Zango 2 com a participação de mais de dez equipas. O certame visa à dinamização e à massificação do desporto comunitário no género feminino. A informação é do director da Administração Municipal de Viana para Área a de Tempos Livres e Desportos, Dialmo Dende.

"O objectivo da prova visa fomentar uma multiplicidade considerável de mulheres à prática do desporto em Viana.  Começaremos no dia 14 com a competição de basquetebol, porquanto dispomos de aproximadamente nove escolas e muitos núcleos espalhados no município. Por essa razão, pretendemos dar à classe feminina o maior número de jogos”, afirmou.

Face à carência das agremiações participantes, a Administração de Viana vai apoiar com equipamentos desportivos para minorar as dificuldades.

"Vamos oferecer bolas, camisolas, coletes, cones e outros materiais inerentes à prática de basquetebol e do futebol, modalidades mais praticadas no nosso município, no âmbito da massificação do desporto comunitário", aferiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto