Política

Advogados enaltecem o papel da mulher na educação da família

O presidente do Conselho Provincial da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) no Cuando Cubango, Telmo Fançony Chiuila, enalteceu, em Menongue, o permanente papel exercido pela mulher no resgate dos valores morais, éticos e na educação das famílias.

01/04/2024  Última atualização 08H33
© Fotografia por: DR

Telmo Fançony Chiuila, citado pela Angop, destacou este exercício quando falava numa palestra dirigida a 100 mulheres, sob o tema "Despertar a mulher sobre as vicissitudes do Divórcio”, promovida pela OAA.

O advogado reconheceu que as mulheres têm o poder de manter a energia positiva no ambiente familiar, daí a necessidade de serem despertadas sobre as vicissitudes do divórcio, como entraves, problemas, transtornos e outras consequências que podem advir desse acto e encontrar formas de inverter o quadro, através do diálogo.

Como sublinhou Telmo Fançony Chiuila, a mulher, por ser a mentora da educação da família, deve exercer funções de mãe, esposa, conselheira e educadora.

Por isso, o advogado aconselhou a apostarem no empoderamento para evitar a dependência financeira, facto que tem levado muitos casais ao divórcio.

Telmo Fançony Chiuila defendeu ser importante que se crie programas e acções para reflectir sobre estes aspectos e agir para o resgate dos valores da família, com hábitos que contribuam para melhorar as condições de vida e promoção de um desenvolvimento familiar harmonioso.

Isabel Fernandes, uma das participantes, louvou a iniciativa da realização da palestra, uma vez que despertou a mente de como deve assumir as responsabilidades, no papel de educadora no seio familiar, de maneira a passar um legado de valores morais e cívicos aos filhos.

Na ocasião, a coordenadora da actividade, Adelaide Chimuco, apelou às mulheres no sentido de deixarem de ser apenas donas de casa, esposas e mães, mas, também, se tornarem chefes de família, trabalhadoras e empresárias.

Durante o último mês, a OAA no Cuando Cubango, em alusão ao "Março Mulher”, realizou doação de sangue a uma unidade hospitalar, promoveu sopa solidária na pediatria, bem como uma consulta jurídica gratuita.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política