Desporto

Afonso Silva “Fon”vai hoje a enterrar

O antigo basquetebolista Afonso Silva vai a enterrar hoje, às 11h00, no Cemitério Alto das Cruzes, em Luanda, em ambiente de consternação. Falecido no passado domingo, Fon, como era conhecido, deixou a família desolada.

28/03/2024  Última atualização 11H30
Fon exibe um dos troféus © Fotografia por: DR

O programa das exéquias  contempla a chegada da urna às 7h00, na Rua do Minho, bairro Terra Nova, onde vai decorrer a celebração de corpo presente, entre às 8h00 e às 9h00. A partida para o Cemitério acontece às 10h00.

Em reacção ao falecimento do antigo colega, Herlander Coimbra disse,  em entrevista publicada no Jornal dos Desportos, que "há coisas que não se dizem: Afonso Silva foi dos melhores e sempre apareceu nos momentos em que a equipa do 1º de Agosto mais precisava dele”.

O antigo companheiro lembrou um dos momentos de jogo: "Tínhamos situações em que necessitávamos de quatro e seis ressaltos ofensivos e defensivos e era ele que conseguia para nós”.

Herlander descreveu outras qualidades: "Era um jogador que lançava dos seis metros e setenta e cinco”. Face às competências desportivas de Fon, muitas vezes, foi arredado para o aquecimento. "Colocou-me no banco quando o técnico Mário Palma chegou à Selecção Nacional e ao 1º de Agosto”, revelou.

O bom desempenho não afectou a amizade: "Éramos amigos de peito e pedia-me muitos conselhos”.

O antigo secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, dividiu o balneário com Fon. Perante o infortúnio, avaliou: "A partida prematura do nosso colega e amigo acaba por abalar a família do basquetebol. Afonso Silva deixou uma grande obra nos clubes por onde passou, fundamentalmente, no Atlético Sport Aviação e no 1º de Agosto”.

Durante a carreira, Afonso Silva notabilizou-se no 1º de Agosto, clube em que carregou vários troféus de campeões nacionais e da Taça de Angola. Na Selecção Nacional arrebatou os troféus de campeão africano em duas ocasiões: Dakar (Senegal) e Alexandria (Egipto).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto