Desporto

Afonso Silva repousa no Alto das Cruzes

Os restos mortais do antigo basquetebolista angolano, Afonso Silva “Ti Fon”, foram ontem sepultados no Cemitério Alto das Cruzes, em Luanda.

29/03/2024  Última atualização 11H45
Familiares, colegas e amigos no adeus a Fon © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Com presença de familiares, amigos, antigos colegas e outras personalidades desportivas, no elogio fúnebre do ex-integrante da Selecção Nacional e diversos clubes, foram destacados os seus feitos.

Antes da deposição da urna, fez-se uma descrição do impacto do jogador na vida social, acima de, tudo, a forma como contribuiu para o desenvolvimento do desporto nacional, particularmente na modalidade de basquetebol.

"Ti Fon foi um homem de carácter, humilde, atento, ao mesmo tempo professor, aluno, pois sempre esteve disposto a aprender com os demais, que conviviam à sua volta, bem como aqueles que almejavam adquirir outras valências”, segundo o elogio fúnebre, lido por um familiar. 

Entre os presentes, realce ao representante da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, o comentador Eduardo Baptista Moscavide, os antigos atletas Ivo Alfredo, Kikas, Armando Costa, os treinadores Lazare Adingono e Manuel Sousa "Necas”.

Segundo fonte familiar, Afonso Silva "Ti Fon” foi encontrado morto no domingo (24), na sua residência, no bairro do São Paulo, distrito urbano do Sambizanga, Município de Luanda.

"Ti Fon” jogava na posição de extremo e notabilizou-se pela execução de lances de longa e curta distância. O antigo campeão nacional pelo Atlético Sport Aviação (ASA) e pelo 1º de Agosto, é irmão de Marito, ex-guarda-redes da Selecção Nacional de futebol.

Jogador de referência, destacando-se na conquista do Campeonato Africano pela Selecção Nacional, em Alexandria' 2003 e medalha de bronze em Dakar'1997.

Foi bicampeão africano de clubes em representação do 1º de Agosto, em 2002 e 2004. Afonso Silva exercia a função de treinador dos escalões de formação do 1º de Agosto.

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto