Desporto

Afrobasket' 2025: Gerson Domingos desfalca o grupo na primeira janela

Melo Clemente

O internacional angolano, Gerson Gonçalves, base, 27 anos, falha à disputa da primeira janela de apuramento ao Afrobasket' 2025, a decorrer de 20 a 27 do corrente, na Tunísia, em virtude de ter contraído uma lesão no tornozelo esquerdo. Apesar de marcar presença ontem, no Pavilhão Arena do Kilamba, o base do Petro de Luanda falhou a sessão matinal dos hendecacampeões africanos.

13/02/2024  Última atualização 10H36
Hendecacampeões africanos voltam a trabalhar hoje no Pavilhão do Kilamba em regime bi-diário © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

O seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”, chamou os bases João Oliveira, da Casa do Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) e Togo Fernandes, do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) para colmatar a ausência do experiente Gerson Domingos.

Aboubakar Gakou com algumas limitações físicas, também falhou a primeira sessão de treino da Selecção Nacional. O poste da equipa tricolor e dos hendecacampeões africanos deve integrar o grupo de trabalho liderado pela dupla Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda nos próximos dias, de acordo com o médico do cinco nacional, Jorge Angulo.

"Infelizmente, o Gerson Domingos apresentou um relatório médico do clube, dando conta da sua lesão a nível do tornozelo esquerdo. Fizemos a reavaliação e chegamos a conclusão que a sua recuperação não será possível para puder disputar a primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025. O mesmo já não acontece com o Aboubakar Gakou que deve estar operacional nos próximos dias”, garantiu o médico da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol.

Sem a presença do selecionador nacional, que deve juntar-se ao grupo nos próximos dias, a primeira sessão de treino ficou marcada pela presença dos dozes jogadores que actuam na 46ª edição do Campeonato Nacional sénior masculina de basquetebol, vulgo Unitel Basket.

A dupla Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda trabalhou os aspectos técnicos e tácticos dos pré-convocados, culminando com lançamentos a curta e longa distâncias.

 Hoje, os hendecacampeões africanos voltam a trabalhar em regime bi-diário, no Pavilhão Arena do Kilamba. A primeira sessão de treino do dia está prevista para as 09h30, ao passo que a sessão nocturna começa às 19h00, ainda sob o comando da dupla técnica angolana.

Entretanto, Aníbal Moreira, antigo capitão do cinco nacional, hoje, nas veste de seleccionador-adjunto, lamentou a lesão do base Gerson Domingos, que falha a viagem para a Tunísia.

"Infelizmente, não vamos puder contar com os préstimos do Gerson Domingos. É, sem dúvida uma grande baixa, por ser um jogador experiente. Em função da lesão do Gerson, tivemos que chamar o João Oliveira e Tiago Fernandes. Vamos trabalhar e desejar rápidas melhores ao nosso base”, disse.

Aníbal Moreira reiterou o desejo do grupo, que passa por assegurar o apuramento à fase final do Afrobasket' 2025. "A nossa missão passa por alcançarmos o apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações. Estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar mas, tudo faremos para materializarmos o nosso objectivo”, augurou um dos adjuntos de Josep Clarós "Pep”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto