Desporto

Afrobasket de 2025: Aginaldo Neto completa hoje os hendecacampeões

Melo Clemente

Aginaldo Neto, base do NBA- África Academy, de 17 anos, é aguardado na manhã de hoje, a fim de integrar os trabalhos da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol que, de 23 a 25 do mês em curso, disputa a primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, em Hammamet, Tunísia.

20/02/2024  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR

Ao contrário do que inicialmente estava previsto, o jovem jogador não desembarcou na cidade de Hammamet, no domingo, com os de mais companheiros que actuam na diáspora, devendo fazê-lo apenas hoje. O facto foi revelado ao Jornal de Angola por Mário Abílio, um dos coordenadores dos hendecacampeões africanos.

"Infelizmente, o Aginaldo Neto não chegou no domingo, com o resto do grupo como inicialmente estava previsto. Os problemas administrativos foram ultrapassados e o atleta deve chegar amanhã (hoje) para se juntar ao grupo de trabalho” assegurou Mário Abílio.

Por seu turno, o seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”, chegou apenas ontem no fim do dia, na cidade de Hammamet, palco da disputa da primeira janela de apuramento ao Campeonato Africano das Nações da "bola ao cesto” de 2025, a decorrer em local a determinar pela Fiba-Afrique nos próximos tempos.

A partir de hoje, as sessões de treino estarão a cargo do comandante do cinco nacional.

Com o aproximar do arranque da prova, os hendecacampeões africanos continuam a privilegiar os aspectos técnicos e tácticos, sem descurar a componente física.

A Selecção Nacional faz a sua estreia na prova sexta-feira, quando defrontar, às 20h, a República da Guiné, para a primeira jornada do Grupo E da primeira janela de apuramento para o Afrobasket de 2025.

Na segunda jornada, o cinco nacional terá pela frente o Quénia, encerrando a competição diante da Tunísia, tricampeã africana. O combinado angolano deixou o país no sábado à noite, via Dubai, com destino à cidade de Hammamet.

Já na série B, com sede, igualmente, em Hammamet, estão as selecções de Cabo Verde, Nigéria, Uganda. Argélia, Líbia ou Marrocos deve completar o grupo. Cairo, capital do Egipto, será palco do Grupo D, com a Côte d’ Ivoire, Egipto, Madagáscar e República Centro Africana (RCA).

Os grupos A e C entram em cena apenas em Novembro, durante a disputa da segunda janela de apuramento. A terceira e última janela acontece em Fevereiro de 2025.

Eis a lista completa dos integrantes da Selecção Nacional: Childe Dundão, Gerson Gonçalves "Lukeny”, Elcane Paca, Aginaldo Neto, Aboubakar Gakou, Teotónio Dó, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Macachi Brás, Cléusio Castro, Jilson Bango, João Fernandes e Eduardo Francisco.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto