Desporto

Afrobasket vai custar três milhões de dólares

Elsa Arroz

Jornalista

A 31ª edição do Campeonato Africano das Nações em basquetebol sénior masculino, Afrobasket’2025, a ser realizado no país, em, Agosto, está orçado em três milhões de dólares, revelou sábado Moniz Silva, presidente da Federação Angolana da modalidade (FAB).

14/04/2024  Última atualização 09H56
País acolhe a competição continental pela quarta vez após as edições de 1989, 1999 e 2007 © Fotografia por: Eduardo Pedro |Edições Novembro
O Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), FAB, e a FIBA-África assinaram, na tenda do Restaurante Alma, distrito de Talatona, o contrato oficial da realização do Afrobasket. No evento, Moniz Silva destacou que estão a ser criadas todas as condições para ter um campeonato de excelência a todos os níveis.

Segundo o presidente da Federação, além de Luanda mais duas províncias vão acolher o Campeonato Africano, com realce para aquelas que receberam recentemente, a visita do presidente da FIBA-África, Aníbal Manave, tendo constatado o estado das infra-estruturas.

"O custo está avaliado em três milhões de dólares. Um milhão e meio servem para pagar a FIBA. A diferença vai servir para organizar a competição. Em princípio, vamos inscrever no contrato três províncias. Depois da visita da FIBA-África podemos realizar o Afrobasket nas três, ou seja, Luanda, Namibe e Huíla, caso recebam aprovação”, sublinhou.

A cerimónia foi marcada por um minuto de silêncio, pela morte do ex-basquetebolista, Ângelo Victoriano, ocorrido na madrugada de ontem, vítima de doença.

A organização do Afrobasket’2025 está inserida nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional, a celebrar-se a 11 de Novembro do próximo ano. O país já acolheu a competição em três ocasiões: 1989, 1999 e 2007 e conserva na galeria 11 troféus de campeão africano.

Na conquista do primeiro título, o "cinco” nacional esteve sob a batuta de Victorino Cunha, e no último, em 2013, na Côte d'Ivoire, o treinador Paulo Macedo orientou os hendeca campeões.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto