Desporto

Aginaldo e Elcane são novidades na convocatória de Pep Clarós

Armindo Pereira

Jornalista

Aginaldo Neto (NBA Africa Academy), Elcane Paca e Hélder Fernandes (1º de Agosto) Valdemar Avelino (Vila Clotilde) são as novidades na convocatória da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, visando a disputa da primeira janela de qualificação para o Afrobasket'2025.

10/02/2024  Última atualização 11H15
Base que joga na NBA Africa Academy pretende impressionar o seleccionador nacional © Fotografia por: DR

Inicialmente prevista para ser divulgada hoje, a lista foi tornada pública, ontem, pela Federação Angolana de Basquetebol(FAB). Para a competição, a decorrer de 23 a 24 do corrente, na Tunísia, o seleccionador  nacional, Pep Clarós "Pep”, chamou 18 jogadores.

Tal como previu o comentarista para modalidade Herlander Coimbra, os atletas que militam no Campeonato Nacional, Unitel Basket, dominam a convocatória, num total de 12, uma oportunidade para Clarós observar os rostos novos nos hendecacampeões, antes de efetuar a triagem.

Eis a lista completa: Childe Dundão, Gerson Domingos, Aginando Neto, Elcane Paca (bases), Gerson Lukeny, Milton Valente, Valdemar Avelino(extremo-bases), Eduardo Francisco, Wilson Ambrósio, Kenneth Manuel, Hélder Fernandes (extremos), Sílvio de Sousa, João Fernandes, Jilson Bango, Kevin Kikola, Machachi Braz, Teotónio Dó e Aboubakar Gakou (postes).    

Bruno Fernando dos Atlanta Hawks da NBA e Selton Miguel do South Florida Bulls da NCCA já tinham sido confirmados como ausentes, pelo vice-presidente da FAB, Sílvio Lemos.

Os trabalhos de campo arrancam em Luanda, em data a indicar, apenas com os convocados da competição doméstica, e, uma semana depois, os jogadores que militam na diáspora juntam-se aos demais companheiros já na Tunísia, onde o grupo vai aprimorar a táctica cinco dias antes do arranque da competição.

 "Temos tudo programado. Administrativamente estamos a trabalhar para que as coisas decorram sem constrangimentos. Pretendemos realizar um curto estágio de cinco dias na Tunísia, de modo a facilitar a aos jogadores a ambientarem-se. Os convocados que militam na Europa podem começar a ser dispensados no dia 17”, avançou Sílvio Lemos.   

A Selecção Nacional sénior masculina consta do Grupo E ao lado da anfitriã, Tunísia e, Guiné Equatorial e Quénia, a única série completa entre as demais.

O Sudão do Sul, único africano qualificado até agora para os Jogos Olímpicos París'2024, constam do Grupo A, ao lado da RDC e Mali. Vão aguardar pelo vencedor das pré-eliminatórias na Zona 6.  

A segunda janela acontece 18 a 26 de Novembro, ao passo que a terceira e última acontece de 17 a 25 de Fevereiro de 2025, ambas com palco por indicar. Após estas eliminatórias, as 16 melhores selecções vão disputar a fase final do AfroBasket´2025, cujo palco ainda não foi anunciado pela FIBA África.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto