Mundo

Alemanha fornece “Patriot” à Ucrânia

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou, no sábado, o envio de um sistema “adicional” de defesa antiaérea Patriot para a Ucrânia, informaram meios de imprensa alemães, citadas pela AFP.

15/04/2024  Última atualização 09H00
Boris Pistorius é o actual ministro da Defesa da Alemanha © Fotografia por: DR

O gesto coincide com o reconhecimento, por parte da cúpula militar ucraniana, de que a situação na Frente Leste está "consideravelmente deteriorada”, diante da actual rogressão das armadas da Rússia.

"Por causa do aumento dos ataques aéreos russos contra a Ucrânia, o Governo alemão decidiu reforçar a defesa aérea ucraniana”, anunciou, em comunicado, o Ministério da Defesa em Berlim, para precisar que se trata de um "sistema Patriot”, de produção norte-americana, "suplementar”.

"O terror russo contra as localidades ucranianas e as infra-estruturas do país provoca sofrimento incomensurável”, quis apontar o ministro alemão da Defesa a propósito deste reforço do apoio em material bélico aos ucranianos.

Boris Pistorius acusou ainda Moscovo de "pôr em perigo o abastecimento energético da população”, numa estratégia que visa, igualmente, "destruir o estado de abastecimento operacional das Forças Armadas ucranianas”.

"Solidariedade inabalável”

O Presidente ucraniano já agradeceu publicamente ao chanceler alemão, Olaf Scholz, o envio do sistema Patriot.

"Estou grato ao chanceler pela decisão de fornecer um sistema adicional de defesa antiaérea Patriot à Ucrânia e mísseis” para os actuais sistemas empenhados nas frentes da guerra, escreveu Volodymyr Zelensky na plataforma de mensagens Telegram.

"É uma verdadeira manifestação de apoio para com a Ucrânia num momento crítico para nós”, enfatizou, para depois exortar, uma vez mais, os demais países ocidentais a "seguir o exemplo” alemão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo