Desporto

Andebol: Treinadores de guarda-redes terminam curso de nível II

Silva Cacuti

Jornalista

Os treinadores angolanos, José Nóbrega e Edson Faustino “Colita” terminam hoje a participação no primeiro curso de treinadores de guarda-redes de andebol de nível II, realizado pela Confederação Africana de Andebol (CAHB), no Cairo, Egipto.

04/02/2024  Última atualização 10H50
Edson Faustino “Colita” é um dos formandos © Fotografia por: DR

A formação decorre desde 30 de Janeiro. José Nóbrega, treinador do 1º de Agosto e adjunto de Filipe Cruz, nos Guerreiros, ficou na cidade depois da disputa do Campeonato Africano, enquanto Colita, afecto ao Interclube, seguiu viagem e frequenta a formação às expensas da Federação Angolana de Andebol (FAAND).

A formação decorre na Academia da Federação Internacional de Andebol (IHF), instalada na capital egípcia e, segundo a CAHB, sob liderança dos especialistas daquela instituição, nomeadamente: Dietricht Spater (Alemanha), Paul Landure (França) e Mats Olson (Suécia).

O site da CAHB informa que participam 29 treinadores de várias federações africanas: Angola, Argélia, Tunísia, Congo, Côte d’Ivoire, Egipto, Marrocos, Camarões e Gabão.

Em Agosto de 2023, o Conselho da IHF aprovou as alterações e prorrogações do "Regulamento de Educação de Coaching”. Além dos quatro níveis existentes na Educação de treinamento da IHF (Licença D, C, B e A), que estão a ser ministrados aos treinadores em geral, uma das novas estruturas educacionais contemplada é a relacionada ao "coaching” para treinadores de guarda-redes.

"O guarda-redes tem um papel vital dentro do colectivo e ocupa uma posição estratégica, específica e deve ter qualidades físicas, técnicas e mentais significativas, para ter sucesso nesta função. É o último defensor, primeiro atacante, posição-chave no jogo de andebol”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto