Desporto

Anfitriões apontados como favoritos esta tarde

Os quatro jogos que abrem a antepenúltima jornada da primeira volta do Girabola têm o mesmo denominador comum: as equipas que jogarem em casa têm um relativo favoritismo de somar os três pontos em disputa, mas terão de provar o rótulo em casa para não deixar os créditos em mãos alheias.

17/02/2024  Última atualização 13H40
Lundas apontam o regresso às vitórias como objectivo © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O Sagrada Esperança – Wiliete de Benguela é o desafio de cartaz esta tarde, às 16h00, no Estádio dos Coqueiros. As duas equipas têm objectivos diferentes, mas sempre com o foco nos lugares cimeiros da classificação.

A precisar de alguém que pague a 'raiva' acumulada no nulo de quarta-feira diante do Petro de Luanda, com sabor à derrota,  a equipa diamantífera tem de esquecer o passado para concentrar-se no presente, pois é hora de conquistar o que é real.

Até certo ponto, o Wiliete, nesta fase, é um dos rivais directos do Sagrada Esperança na tabela de classificação, por isso tem de ir ao encontro do seu nome e está proibido de falhar por falta de motivação. O confronto contra um adversário equivalente oferece sempre o mesmo nível de dificuldades, mas traz consigo o mesmo alívio de sempre, ou seja, o concorrente joga e deixa jogar.

A equipa orientada por José Silvestre "Pelé" gosta de seleccionar os desafios para obter a nota competitiva. Este é seguramente um destes jogos. Não perder é o mínimo da ambição dos 'verdinhos'. Atrevida no bom sentido, faz sempre pela vida para se intrometer entre os grandes na classificação final do Girabola.

O alívio do Interclube ainda não é permanente, mas depois do "brilharete” na jornada passada, há todos os motivos para acreditar que os polícias podem voltar a sorrir, ainda mais porque recebem, no Estádio  22 de Junho, às 15h30, o lanterna vermelha Sporting de Cabinda.

Por estar ainda a lutar para sair em definitivo da rua da amargura, fica claro que o conjunto orientado por Mateus Agostinho "Bodunha" de modo algum vai adoptar uma atitude sobranceira. Os leões andam magros e famintos, por isso não metem medo a ninguém. Os polícias têm de acelerar de imediato para as vitórias e, quanto mais rápidos prenderem a fonte dos pontos, mais facilmente vão coagir o oponente a baixar os braços.

Sem saúde financeira, a equipa leonina está a colher o que semeou, mas nem por isso tem de oferecer os pontos. Esta tarde, tem poucas chances de somar os três pontos, é verdade, mas pode ficar à espreita da surpresa. Os leões têm o direito de dilacerar a presa, se os polícias facilitarem.

BURACO FUNDO

A Académica do Lobito está com dificuldades de encontrar o caminho das vitórias. A colheita no Girabola está longe do esperado, mas o regresso ao Buraco, com início às 15h30, pode permitir aos estudantes recuperar a confiança competitiva para dar um forte pontapé na crise, que é real.

O Santa Rita de Cássia e Académica do Lobito estão separados por um ponto na tabela classificativa, motivo suficiente para se antever um jogo equilibrado. É ponto assente que o factor casa força os estudantes a serem mais ambiciosos, ou seja, têm de dar o exemplo como anfitriões, e não esperar que os católicos lhes ensinem como é que se ganha um jogo.

O União de Malanje – FC Bravos começa primeiro que os demais jogos da tarde. Agendado para  às 15h00, no Estádio 1º de Maio, a dúvida é saber se os maquisardes vão ser capazes de impedir o primodivisionário de agigantar-se em casa, como via de regra costuma acontecer contra adversários intermitentes na prova.

Mais interessado em garantir a permanência, os malanjinos fazem pela vida para somarem todos os pontos possíveis em casa, mas nem sempre conseguem o aproveitamento de cem por cento. Ainda assim, consegue causar muitos estragos quando menos se espera, por isso os visitantes têm de se precaver para evitar o desaire.

O FC Bravos do Maquis entrou mal no campeonato, e ajuda a perceber por que a sua classificação está longe do fogo de artifício que lançou na pré-temporada quando anunciou a candidatura ao título, que não é sustentada com resultados reais.

  Treinadores com discursos  de vitória

Com dois empates consecutivos e apenas um golo marcado, o técnico do Sagrada Esperança, Roque Sapiri disse à Rádio Cinco, na antevisão do jogo com o Wiliete, que o objectivo é regressar às vitórias.

"Nos últimos dois jogos, a equipa marcou apenas um golo e não ganhámos. O nosso objectivo passa pelo regresso às vitórias. Estamos cientes do valor do adversário, mas queremos vencer”, salientou.

O técnico Roque Sapiri, não conta com os préstimos do médio defensivo, Victoriano, expulso aos 80 minutos, no jogo de  quarta-feira, frente ao Petro de Luanda, por acumulação de amarelos.  De contrariedade não é tudo, o avançado Lepúa e o capitão  Lulas, estão em dúvidas para o duelo de mais logo.

Por sua vez, o porta-voz da equipa técnica do Wiliete de Benguela, Adírio Simões, assegura que a equipa está pronta  para o jogo frente ao Sagrada Esperança. " Será um jogo difícil com um dos candidatos ao título, e tem participado com alguma regularidade nas competições africanas. Por este motivo, considero ser uma partida  com um grau de dificuldade elevado, mas como todos os jogos, o nosso objectivo é triunfar. Queremos levar os três pontos a Benguela”, sublinhou.

 Betumeleano Ferrão Elsa Arroz

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto