Desporto

Angola apresenta proposta para sediar prova em 2027

Elsa Arroz

Jornalista

Angola pode sediar o Campeonato do Mundo de natação de 2027, no escalão júnior, atestou, ontem, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, após a apresentação da candidatura ao presidente da Federação Internacional (FINA), Husain Al Musallam.

04/05/2024  Última atualização 13H20
Candidatura foi entregue, ontem, ao presidente da FINA © Fotografia por: eduardo pedro | EDIÇÕES NOVEMBRO

Em declarações à imprensa, no final da audiência concedida pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, Falcão mostrou disponibilidade do país em acolher a competição mundial.

"A FINA assume aqui um compromisso de trabalhar connosco para a implementação de um programa. Estamos disponíveis para o concretizar. Depois de termos reflectido relativamente à nossa participação nas competições internacionais da FINA, entendemos submeter a nossa candidatura para 2027”, disse. Apesar de albergar o Campeonato Africano de natação, pela primeira vez, o ministro da Juventude e Desportos reconhece a necessidade de criar outros investimentos e condições de modo a acolher a elite mundial.

"Estamos a realizar o africano com atletas de 42 países. No Campeonato do Mundo pode haver representantes de 200 nações. É preciso criar outro nível de investimento, desde infra-estruturas, apoio logístico, no sentido de sermos capazes e com qualidade albergar a prova”, admitiu.

O presidente da Federação Internacional, Husain Al Musallam, afirmou que Angola tem boas condições para organizar a prova.

"Precisámos de acertar com as autoridades angolanas. Angola tem condições para organizar o Campeonato do Mundo. Antes devemos olhar os aspectos logísticos, de alojamento e transportes, sectores fundamentais para a organização deste tipo de evento, pois terá a participação de 200 países. Estaremos concentrados com a parte médica, sobretudo no que diz respeito a medidas anti-doping. É uma parte a ser trabalhada afincadamente e depois termos condições de anunciá-los”, garantiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto