Política

Angola cumpre objectivo de ser plataforma das telecomunicações

António Gaspar |

Jornalista

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social considerou positiva a III edição da Conferência Espacial Africana “NewSpace Africa2024”, pois o país conseguiu atingir os objectivos de transformar Angola num “hub” importante na indústria espacial.

06/04/2024  Última atualização 08H55
Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social no encerramento da “NewSpace Africa” © Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
Mário Oliveira discursou, ontem, em Luanda, no encerramento da conferência, realizada durante quatro dias, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA).

De acordo com o ministro, a experiência adquirida ao longo da conferência foi de extrema importância para os quadros angolanos envolvidos no ecossistema das telecomunicações.

"Os conhecimentos adquiridos, com certeza, vão servir, não só para o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, mas para um todo, pois tivemos a oportunidade de ter empresas nacionais que trabalham no ramo das telecomunicações”, disse.

O evento correspondeu às expectativas da organização, sobretudo por ser a primeira vez que um país da África Austral acolhe um certame da indústria espacial global.

Visão sobre Angola

Para Mário Oliveira, este encontro significa que Angola começa a ser vista a nível do continente como um pilar importante naquilo que diz respeito à indústria espacial.

"Temos um programa espacial nacional definido. Por isso, procuramos atingir paulatinamente esses objectivos. Ora, Angola liderou um grupo técnico de trabalho para a construção de um satélite partilhado africano na região. Portanto, este evento demonstra ainda mais um comprometimento do país relativamente àquilo que é o programa espacial”, afirmou o ministro.

Conforme reiterou o ministro, Angola está comprometida a trabalhar no desenvolvimento do programa espacial e das infra-estruturas de telecomunicações em África, com o objectivo de apoiar o crescimento económico.

ANGOTIC 2024 promete inovações  tecnológicas

O Governo angolano pretende apresentar, em Junho deste ano, no fórum ANGOTIC 2024, inovações tecnológicas que vão desenvolver diversos sectores do país, anunciou, ontem, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Ao discursar no encerramento da Conferência Newspace Africa, que contou com a participação de 400 delegados de vários países do continente africano, Mário Oliveira sublinhou, por exemplo, que, com aquelas inovações, o sector da economia vai ser uma das áreas beneficiadas.

"O Angosat-2 será uma ferramenta a utilizar para permitir que possamos, com as tecnologias de informação, contribuir para o desenvolvimento do nosso país e, consequentemente, a redução da pobreza, que é um dos grandes objectivos”, salientou.

O Executivo, salientou mais adiante, vai eventualmente cobrir o país com os serviços do Angosat-2, no sentido de aumentar a literacia digital  e com isso contribuir para a digitalização dos serviços  públicos, agricultura de precisão para as áreas mineiras, zonas fronteiriças e construção de infra-estruturas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política