Desporto

Angola e África do Sul orgulham COSAFA no CAN

Pedro Augusto

O desempenho das Selecções de Angola e da África do Sul, duas das oito representações nos quartos-de-final da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), competição que decorre até 11 do corrente, na Côte d'Ivoire, orgulha o Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA).

01/02/2024  Última atualização 10H35
Região Austral está reduzida a dois representantes dos cinco inicialmente apurados © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Palancas Negras e Bafana Bafana, contra todas as expectativas, lutam, a partir de amanhã, por uma das quatro vagas às meias-finais da prova. Isso deixa satisfeita a directora executiva do organismo regional, Sue Destombes.

Angola defronta amanhã, às 18h00, no Estádio Félix Houphouët-Boigny, em Abidjan, o combinado da Nigéria, no primeiro desafio dos quartos-de-final, enquanto a Selecção da África do Sul mede forças com Cabo Verde, sábado, às 21h00, no Charles Konan Banny, em Yamoussoukro.

"A COSAFA está muito satisfeita com os resultados alcançados pelos nossos cinco representantes na Taça Africana das Nações e felicita-os pelo bom desempenho da região na Côte d'Ivoire. Angola apurou-se para as eliminatórias pela primeira vez desde 2010, após liderar o seu grupo, enquanto a África do Sul passou por um grupo difícil e mostrou espírito de luta e muita qualidade”, realçou.

Entrevistada pela Média da COSAFA, em Joanesburgo, Sue Destombes, realçou, igualmente, o nível competitivo apresentado pela Selecção da Namíbia até aos oitavos-de-final, eliminada pelo combinado angolano, após derrota por 3-0.

"A Namíbia fez história ao chegar pela primeira vez aos oitavos-de-final e isso é uma prova do trabalho do técnico Collin Benjamin. Observamos com interesse o seu progresso em várias competições da Taça COSAFA”, destacou.

A sul-africana reconheceu, igualmente, a prestação da Zâmbia e de Moçambique no torneio, embora eliminadas na fase preliminar, principalmente os moçambicanos que disputaram a competição num grupo difícil, com o Egipto, Ghana e Cabo Verde.

"Também reconhecemos o desempenho das selecções da Zâmbia e de Moçambique, que não passaram da fase de grupo, mas, ainda assim, deixaram a região orgulhosa. Moçambique somou dois pontos num grupo muito difícil que incluía o Egipto, Ghana e Cabo Verde que se apresentou em boa forma”, sublinhou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto