Política

Angola e EUA assinam acordo para o reforço das relações bilaterais

JA Online

Angola e os Estados Unidos da América (EUA) assinaram, sexta-feira, em Washington, D.C., um novo instrumento jurídico para dar um novo impulso as relações bilaterais e reforçar a cooperação no âmbito do interesse comum.

20/04/2024  Última atualização 12H29
© Fotografia por: Cedida
De acordo com uma nota de imprensa, pela parte angolana assinou o instrumento jurídico o embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem, enquanto pela parte norte-americana a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, a senhora Molly Phee.

 "O documento ora assinado vai permitir que os cônjuges dos diplomatas em funções nos dois países possam exercer actividade profissional remunerada e representa um dos principais instrumentos nas relações diplomáticas entre Angola e os EUA", salienta a nota. 

 Com seis artigos, o referido documento permitirá igualmente que as pessoas dependentes dos funcionários oficiais de ambas as partes, que exerçam funções no território da outra parte, sejam autorizadas a trabalhar numa base recíproca após a obtenção da devida autorização.

 O referido instrumento indica, também, que todo dependente, com pelo menos 16 anos de idade, cujo credenciamento é aceite pelo Estado receptor como familiar directo de um membro de uma missão diplomática, organização internacional ou de um posto consular do Estado de origem, pode obter a autorização, em 45 dias, e sem o pagamento de quaisquer emolumentos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política