Desporto

Angola falha objectivos e termina fora do pódio

Rosa Panzo

Jornalista

A Selecção Nacional de natação de águas abertas, cinco quilómetros, terminou a participação no Campeonato Africano, que encerrou domingo na contra costa da Ilha do Cabo, fora do pódio e sem classificação no quadro geral.

06/05/2024  Última atualização 12H08
Sem concluirem o percurso nadadores nacionais ficaram aquém das expectativas © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

As fundistas Rafaela Santo e Rhanya Santo finalizaram a prova fora do tempo limite estipulado pela organização da World Aquatics, ou seja, 15 minutos depois do primeiro atleta cortar a meta.

Nadadoras da África do Sul e do Egipto protagonizaram uma luta de "titãs” para ocuparam um dos três lugares do pódio. Lamees Elskkary, egípcia, conquistou a medalha de ouro e completou o percurso em 1h05min38s. Hannah Neilson, sul-africana, ganhou a de prata, com 1h05min53, ao passo que a de bronze ficou com a contemporânea, Marony Jacobe, com registo de 1h06min03.

Na classe masculina, os atletas nacionais ficaram aquém das expectativas, sem pontuação, pois não terminaram o percurso. Yano Elias desistiu depois de percorrer uma volta, enquanto Luane Costa renunciou após a segunda volta.

Em entrevista ao Jornal de Angola, Yano Elias, afecto ao 1.º de Agosto, revelou que desistiu por ressentir-se de uma forte dor, fruto de uma lesão antiga.

"Infelizmente não terminei o percurso. Senti fortes dores no ombro esquerdo, fruto de uma lesão antiga que me forçou a desistir. A vida de um atleta tem destas coisas, por isso vou levantar a cabeça e depois da recuperação trabalhar para os próximos compromissos”, afiançou.

O egípcio Marwan Ellamrawy venceu com o registo de 1h03min09s. A medalha de prata ficou com o sul-africano Henre Louw, 1h03min10s, e a de bronze com o egípcio Karim Maged Haggag, em 1h03min10s.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto