Desporto

Angola impedida de participar em vários eventos desportivos

João Carmo

Jornalista

A notificação formal de incumprimento, enviada pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) ao Comité Olímpico Angolano (COA), com data de 23 de Janeiro de 2024, passa a ser "uma decisão final", segundo aquele organismo, o que se traduz no impedimento do país de participar em competições desportivas, dentre outras consequências que vão afectar o desporto nacional.

18/02/2024  Última atualização 10H49
Notificação formal passa a ser uma decisão final até uma futura reavaliação do caso © Fotografia por: DR
A Agência Mundial Antidopagem esclarece em nota, que a 22 de Setembro de 2023 enviou um comunicado, confirmando que o seu Comité Executivo (ExCo) seguiu a recomendação do Comité de Revisão de Conformidade (CRC), para colocar o Comité Olímpico Angolano, actuando como Organização Nacional Antidopagem, na "lista de vigilância", e concedeu quatro meses adicionais, para corrigir o que não estava em conformidade com as recomendações feitas.

Contudo, esclarece que o prazo expirou a 22 de Janeiro, sem que o país se pronunciasse, ao contrário das Filipinas. A 13 de Fevereiro, passada terça-feira, a WADA recebeu uma notificação oficial da nação asiática, a contestar as alegações de incumprimento contra ela, e vai encaminhar a questão ao Tribunal Arbitral do Desporto, para decidir sobre o assunto.

Como consequência de não ter contestado, o Comité Olímpico Angolano é "agora declarado não conforme, com efeito imediato”.

Assim sendo, o COA perde os privilégios da WADA até à sua reintegração. Por outro lado, não será elegível para acolher qualquer evento organizado ou co-organizado pela WADA, bem como não receberá qualquer financiamento, directo ou indirectamente, relacionado com o desenvolvimento de actividades específicas ou participação em programas específicos.

De igual modo, Angola não terá o direito de acolher campeonatos regionais, continentais e mundiais, até que a situação seja ultrapassada. Também a Bandeira Nacional não será hasteada em competições e eventos regionais, continentais e mundiais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto