Desporto

Angola joga hoje diante da similar da Guiné

Melo Clemente

A selecção sénior masculina de basquetebol estreia-se hoje na primeira Janela de qualificação ao Afrobasket'2025, diante da congénere da República da Guiné. O jogo tem início às 20h00, na cidade de Hammamet, Tunísia, em partida a contar para a primeira jornada do Grupo E do torneio. Trata-se de um reencontro dezanove (19) meses depois.

23/02/2024  Última atualização 10H25
Angola entra em campo com maior dose de favoritismo relativamente ao seu oponente © Fotografia por: EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Sem contar com o técnico catalão, Josep Clarós "Pep", devido a problemas familiares (estado de saúde do pai), a Selecção Nacional estará sob comando do técnico angolano, Aníbal Moreira, tendo como coadjuvante Miguel Pontes Lutonda.

Desfalcado de três das suas principais unidades, designadamente Gerson Domingos, lesionado, Bruno Fernando e Sílvio Lemos, ambos devido a compromissos com os seus clubes, os hendecacampeões africanos tencionam começar com triunfo a campanha rumo ao Afrobasket do próximo ano.

Em 2022, durante a campanha de apuramento à Copa do Mundo de 2023, competição disputada nas Filipinas, Japão e Indonésia, a Selecção Nacional havia vencido por expressivos 85-65 a República da Guiné.

Com o histórico à favor  dos hendecacampeões africanos, fundamentalmente, no ranking, onde Angola ocupa o lugar 34 a nível mundial e terceiro, no ranking africano, contra o lugar 79 da República da Guiné a nível do mundo e 11º lugar no ranking africano, Angola se apresenta como favorita à conquista dos dois pontos em disputa.

Os rankings não jogam, pelo que, os comandados de Aníbal Moreira terão de provar na quadra a supremacia que têm sobre os guineenses. Gerson Gonçalves "Lukeny" e Childe Dundão vão assumir as acções ofensivas do cinco nacional, que tenciona manter a regularidade em fases finais dos Afrobasket´s.

Jilson Bango, Cléusio Castro, Eduardo Francisco e Teotónio Dó vão cuidar o jogo interior dos hendecacampeões africanos. Aliás, desde a década 80 que a Selecção Nacional não falha uma única edição da aludida competição. Por seu turno, os guineenses vão tentar contrariar ao máximo o favoritismo dos angolanos. Angola conta com 17 medalhas, sendo 11 de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Amanhã, para a segunda jornada do Grupo E, Angola defronta a selecção do Quénia, partida agendada para as 14h00. O desafio servirá de ajuste de contas para os henedecacampeões africanos que na corrida a Copa do Mundo de 2023 haviam perdido por um escasso  ponto de diferente (74-73), frente aos quenianos, na altura treinada pela Liz Mills.

José Alves dos Santos Neto, técnico brasileiro, liderava na altura o cinco nacional.

Os angolanos encerram a sua participação na primeira janela de apuramento ao Afrobasket, domingo, quando enfrentar o país anfitrião, Tunísia, para a última jornada do Grupo E.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto