Cultura

Angola participa na reunião da UNESCO em Paris

A secretária de Estado para a Cultura, Maria da Piedade de Jesus, participa, de terça a sexta-feira, na 17ª sessão do Comité Intergovernamental, que decorre em Paris, França, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

29/02/2024  Última atualização 12H10
Maria de Piedade com Ana Maria de Oliveira e Emanuel Caboco © Fotografia por: DR

A referida Convenção (2005), também conhecida como Convenção para a Diversidade Cultural, é um tratado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), aprovada em 20 de Outubro de 2005, em Paris, durante a Conferência Geral da UNESCO.

Durante a sessão, o Comité adoptará o seu plano de trabalho para o período de 2024-2025, em conformidade com as orientações estratégicas defendidas pela Conferência das Partes na sua nona sessão, em Junho de 2023.

Nesta sessão, serão considerados os resultados do convite a peritos para o Grupo de Reflexão sobre a Diversidade das Expressões Culturais no ambiente digital, bem como as propostas preliminares relativas ao Grupo de Reflexão sobre a Aplicação 16 (Tratamento preferencial para os Países em Desenvolvimento).

Nesta conformidade, o Comité analisará, igualmente, propostas para a celebração do 20º aniversário da Convenção para o ano 2025.

Segundo um comunicado da delegação permanente de Angola junto da UNESCO, neste sentido, reafirmando o papel fundamental do Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, o referido Comité aprovará os pedidos de financiamento apresentados no âmbito do convite com base na apresentação de propostas do Fundo, e adoptará o seu orçamento para 2024-2025.

À margem da realização desta sessão, estão previstos encontros paralelos com observadores, comissões nacionais e pontos focais dos Estados Parte, com vista a analisar o grau de implementação da referida Convenção.

Acompanha a secretária de Estado para a Cultura, na 17ª sessão do Comité Intergovernamental, a delegada permanente de Angola junto da UNESCO, embaixadora Ana Maria de Oliveira, e o director-geral adjunto do Instituto Nacional do Património Cultural de Angola, Emanuel Caboco.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura