Desporto

Angola pode registar melhorias

A medalha de ouro conquistada pelo judoca Leonardo Barros, nos (-60 Kg) e as de bronze de Rodrigo Lucas (73Kg) e Crislane Rodrigues (+78 Kg) vão alterar o quadro da classificação angolana nos Jogos Africanos de Accra, assegurou Josemar Frederico, vice-presidente da Federação Angolana de Judo.

22/03/2024  Última atualização 11H40
© Fotografia por: DR

Até ontem, as medalhas em causa estavam registadas como da União Africana de Judo, por causa das sanções da associação Mundial Anti-doping (WADA) que pesam sobre Angola. As conquistas não se reflectiam na classificação do país, no quadro geral de medalhas.

Angola acabou o dia na 30ª posição, apenas com a prata do Xadrez, e os bronzes da natação (1) e das lutas (2). "O que acontece é que no lançamento de dados, por causa das sanções, o judo angolano não foi registado como Angola, mas sim como uma equipa da União Africana de Judo. As sanções variam de modalidade mas creio que até encerrar a competição já vão ser reflectidas na classificação de Angola. Infelizmente é uma situação administrativa a que estamos sujeitos, mas creio que se vai resolver", disse Frederico.

Contactado pela nossa reportagem, António da Luz, chefe da missão angolana em Accra, confirmou que tudo está a ser feito para o resgate das medalhas.

Angola pode contar também com o contributo das Pérolas que estão prestes a conquistar o ouro da sua competição.

A confirmarem-se o resgate das medalhas e a conquista do andebol, o país pode saltar para o 15º lugar, com duas medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto