Desporto

Angola prepara com esmero apuramento para o Afrobasket

Melo Clemente

Depois de realizar o primeiro apronto, domingo, em Hammamet, que esteve virado, essencialmente, para a recuperação física, dado o desgaste da viagem, Pep Clarós e seus adjuntos vão procurar implementar, rapidamente, a filosofia de jogo a ser utilizada nesta primeira janela.

19/02/2024  Última atualização 08H15
Unidades convocadas têm, desde o início, demonstrado muita entrega e dedicação ao trabalho © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

Com o grupo já completo, o seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol vai prosseguir o trabalho de aprimoramento dos últimos detalhes, visando uma estreia auspiciosa na primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, frente à congénere da República da Guiné.

Hoje, no período matinal, o combinado angolano realiza a segunda sessão de treino, em solo tunisino.

Dos cinco jogadores que actuam na diáspora, apenas quatro responderam, de forma positiva, à convocatória do seleccionador nacional. Trata-se de Jilson Bango, Francisco Eduardo, Aginaldo Neto e João Fernandes.

Entretanto, Gerson Domingos, base petrolífero, falha a disputa da primeira janela de apuramento, em virtude de ter contraído uma lesão no tornozelo esquerdo, ao passo que Sílvio Sousa e Bruno Fernandes mostraram-se indisponíveis para fazer parte desta campanha.

Ainda assim, Aníbal Moreira, um dos braços- direito do seleccionador Nacional, acredita numa boa campanha do "cinco" Nacional. "Infelizmente, não poderemos contar com três jogadores extremamente influentes. Refiro-me ao Jerson Domingos, Bruno Fernando e Sílvio Sousa. Independentemente destas contrariedades, Angola entra para esta competição com responsabilidades acrescidas. Ou seja, tudo faremos no sentido de conquistarmos o tão almejado passe à grande final do Afrobasket ".

Desde a década de 80, que os hendecacampeões africanos não falham uma única edição do campeonatado Africano de basquetebol. Por isso, tudo farão para que a caminhada seja menos tortuosa."É importante começarmos bem está campanha. Para tal, teremos de aparecer nas partidas com os índices motivacionais em alta”, alertou Aníbal Moreira.

A Selecção Nacional está inserida no Grupo E, ao lado da Tunísia, República da Guiné e Quénia. Vinte nações, subdivididas em cinco grupos de quatro selecções cada, vão lutar pelas 16 vagas disponíveis para o Afrobasket 2025. Transitam para a fase final os três primeiros colocados de cada grupo, mais o terceiro melhor colocado dos cinco grupos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto