Desporto

Angola sobe 24 lugares no ranking da FIFA

Eduardo Gito

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) anunciou, ontem, a primeira actualização do presente ano, mas não houve alteração no top-10. Os Palancas Negras, após a boa prestação no Campeonato Africano das Nações (CAN) da Côte d’Ivoire, subiram 24 lugares, assumindo, desta forma, a posição 93ª do ranking mundial.

16/02/2024  Última atualização 11H45
© Fotografia por: DR

O salto da Selecção Nacional deve-se aos resultados na campanha no recém-terminado CAN, onde venceram o Grupo D e ficaram entre as oito melhores selecções do continente africano.

O angolano Gelson Dala foi o segundo meçlhor marcador do CAN, com quatro golos marcados, atrás do equato-guineense  Emilio Nsue.

Angola e Qatar foram os países que deram maiores saltos entre os concorrentes. A Argentina, vencedor do Campeonato do Mundo de 2022, continua em primeiro lugar, seguida por França, Inglaterra, Bélgica e Brasil. Portugal mantém-se no sétimo posto.

Entre os países africanos, o Senegal, com a participação para esquecer na 34ª edição do CAN 2023, figura na lista como a melhor classificada, na décima sétima posição.

O Egipto, campeão dos campeões, é outra Selecção africana com brilho ofuscado, mas na nova actualização do órgão reitor do futebol mundial aparece como o terceiro do continente-berço.

No 28º  lugar do ranking da FIFA está a vice-campeã, Nigéria, ao passo que a Côte d’Ivoire, campeã africana, surge na posição 39, como o quarto a nível de África.

Outros países com desempenhos impressionantes são Guiné Equatorial (79º, subida de nove posições), África do Sul (58º, subida de oito posições), Cabo Verde (65.º, subida de oito posições), Namíbia (107º, subida de oito posições) e Mali (47º, subida de quatro posições).

Para os países africanos, a última posição ficou com a Selecção de Timor-Leste, na posição 200, com 843 pontos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto