Desporto

Angola soma três medalhas nos XIII Jogos de Accra

Angola conquistou três medalhas, das quais uma de prata e duas de broze, na 13ª edição dos Jogos Africanos, que decorrem em Accra, no Ghana, de 8 a 23 de Março.

12/03/2024  Última atualização 10H18
Xadrezista Ednásia Júnior (prata) © Fotografia por: DR

Trata-se da xadrezista Ednásia Júnior (prata), que superou domingo, a nigeriana Peace Samson, para a sexta e última jornada da competição. Angola esteve igualmente em evidência na natação, com a atleta Rafaela Santo, que arrebatou uma medalha de bronze nos 1500 metros livres, ao cronometrar o tempo de 18 minutos: 38 segundos e 70 décimos.

A nadadora, que evolui nos Estados Unidos da América (EUA), foi apenas superada pela sul-africana Van Renseburg CF, que conquistou medalha de ouro, ao cronometrar 16 minutos:47 seg e 61décimos  e pela egípcia HamedLojune  (prata), com a marca de 17:13.46, numa lista de seis atletas.

Angola subiu também ao pódio na luta olímpica, estilo greco romano, com Roberto Nsangua, que obter o bronze nos 87 kg.Enquanto isso, as selecções nacionais de Karaté-dó e ténis terminaram as suas presenças no evento sem nenhuma medalha. O país, saliente-se, também é representado na competição pela selecção nacional sénior feminina de andebol, Judo, Taekwondo, MMA, Voleibol e Ciclismo.

Na edição passada realizada em 2019, em Rabat (Marrocos), Angola ficou em 16º lugar com um total de oito medalhas, das quais duas de ouro e igual número de prata e quatro de bronze.

O Egipto foi o campeão com 273 medalhas, das quais 102 de ouro, 98 de prata e 73 de bronze.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto