Desporto

Angola suspensa pela Agência Mundial Antidopagem

JA Online

Angola foi suspensa pela Agência Mundial Antidopagem (WADA - sigla em inglês) por incumprimento nos prazos para a conformação da lei desportiva em função dos estatutos daquela organização internacional.

17/02/2024  Última atualização 22H30
© Fotografia por: DR

Um documento da WADA, enviado ao Comité Olímpico Angolano (COA), tornado público, este sábado, dá conta que o país perdeu os privilégios até à reintegração.

Enquanto isso, os representantes de Angola serão inelegíveis para ocupar cargos, desempenhar qualquer função como membro do conselho ou o comité do organismo.

De acordo com o documento, consultado pela Angop, o COA não será elegível para acolher qualquer evento organizado ou co-organizado pela WADA.

A comunicação explica que, em 22 de Setembro de 2023, a Agência Mundial Antidopagem emitiu um comunicado dando conta da inconformidade por parte de Angola, conferindo mais quatro meses para corrigir as situações pendentes.

Porém, o prazo de 22 de Janeiro de 2024 decorreu sem que as conformidades tivessem sido corrigidas a contento e nem mesmo Angola contestou as alegações de incumprimento, refere o mesmo documento.

A pedido com carácter de urgência pelo Executivo, a proposta de Lei sobre Antidopagem no Desporto em Angola foi, na sexta-feira, aprovada na especialidade e por unanimidade, pelos deputados à Assembleia Nacional (AN).

Com os votos favoráveis dos partidos políticos da "Casa das Leis”, o diploma legislativo, de iniciativa do Governo angolano, vai, no dia 28 de Fevereiro, à votação final global na plenária da Assembleia Nacional.

O documento, que começou a ser discutido, na generalidade, no início deste mês, na 3.ª Reunião Extraordinária da 2.ª Sessão Legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional, visa harmonizar o regime jurídico da luta antidopagem no desporto nacional à Convenção Internacional contra Dopagem e ao Código Mundial com a legislação ordinária em vigor.

Estes factos ocorrem numa altura em que se aproximam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto