Desporto

Angolanas preparam competições africanas

Silva Cacuti

Jornalista

As atletas da Selecção Nacional, campeã da XIII edição dos Jogos Africanos do Ghana retornam, hoje, as respectivas equipas, nomeadamente 1º de Agosto e Petro de Luanda, para a derradeira etapa de preparação para a Supertaça africana e a Taça dos Vencedores das Taças, provas agendadas para o período de 14 a 28 de Abril, em Oran, na Argélia.

26/03/2024  Última atualização 08H50
© Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro

O Petro de Luanda teve sete jogadoras no grupo que esteve em Accra ao passo que do clube militar foram nove, mais o treinador principal, Carlos Viver. As duas equipas jogam a Supertaça africana, nos dias 14 e 15. O Petro de Luanda encarar as egípcias do Al Ahly e o 1º de Agosto joga diante do DGSP de Brazaville. Os vencedores dessa primeira jornada decidem o troféu da Supertaça, antiga Babacar Fall. O Petro é detentor do troféu, no ano passado venceu o 1º de Agosto por 30-26.

De 18 a 27 de Abril as equipas disputam a Taça das Taças. O sorteio da competição colocou o 1º de Agosto no grupo A, ao lado das congolesas do DGSP (de Brazzaville), Al Ahly (Egipto) e HBCEB da Argélia. Na série A, o Petro de Luanda está escalonado com as equipas do AS Otoho (República do Congo), Abidjam HBC da Côte d´Ivoire e FC Boumerdes, da Argélia. O título da Taça das Taças está sob custódia das petrolíferas, que venceram as dagostinas na final do ano passado, por 20-17.

Depois de estar ausente dos Jogos Africanos de Accra, Ghana, onde devia defender o título, o andebol masculino angolano volta a falhar a primeira competição africana de clubes.

O 1º de Agosto, detentor do título da Taça de Angola, não se inscreveu para a competição. Aliás, não era esperado que, com os problemas financeiros que vive, o clube afecto às Forças Armadas se apresentasse da competição.

No Interclube impera o princípio de só disputar provas continentais depois de conquistar o direito a elas através da conquista de troféus nacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto