Desporto

Angolanos em destaque nos respectivos clubes

Após a participação de Angola no CAN`2023, com números inéditos, os angolanos continuam a destacar-se nas respectivas equipas na diáspora, particularmente Zito Luvumbo e Fredy Ribeiro. Ao serviço do Cagliari, da série A italiana, Zito Luvumbo se revela a “joia da coroa”, com provas dadas.

27/02/2024  Última atualização 08H05
Zito Luvumbo está em evidência pelo Cagliari © Fotografia por: DR

No domingo (25), o atacante angolano marcou o golo de empate a uma bola, aos 90+6, na partida referente à 26ª jornada, no estádio Unipol Domus, em Sardenha, diante do Napoli, do atacante nigeriano, Victor Osimhen (melhor jogador africano CAF de 2023).

O extremo de 21 anos de idade, que tem sido preponderante na Selecção Nacional, mereceu uma vez mais a confiança do técnico Cláudio Ranieri, para o duelo frente ao campeão da época 2022/23. O Napoli foi o primeiro a marcar, por intermédio do inevitável Osimhen, aos 65 minutos. No entanto, o avançado nigeriano viria a ser substituído aos 84', devido a lesão.

Quando se pensava na vitória "forasteira", eis que Zito Luvumbo restabeleceu a igualdade no tempo de compensação, marcando assim o seu quarto golo na temporada ao serviço dos italianos. Pelo meio soma quatro assistências. Com o empate, o Cagliari continua na zona da despromoção (19. ° posto) com 20 pontos, ao passo que o Napoli ocupa o 9. ° lugar da Liga, com 37 pts.

Outro angolano, que também se destacou, particularmente na semana finda, foi Fredy Ribeiro, preponderante na vitória por 3-2 do Eyupspor sobre o Sakaryaspor, em desafio da 24ª ronda da Segunda Liga turca. Fredy fez o passe para o primeiro golo do desafio, apontado por Regattin, na passagem do minuto 28'. O médio angolano, de 33 anos de idade, foi rendido aos 63' minutos.

Assim, Fredy Ribeiro soma já sete assistências na época, em 17 jogos pelo Eyupspor, apontando um golo. O médio conta, também, com três encontros realizados pelo Antalyaspor, antes de mudar de clube. Com o triunfo alcançado, o Eyupspor conserva a liderança da Segunda Liga, somando agora 58 pontos.

O capitão da Selecção Nacional continua a justificar o estatuto de principal "garçom” do recém-terminado Campeonato Africano das Nações de 2023, mas disputado em 2024, na Côte d`Ivoire. No CAN, em que os dois jogadores foram preponderantes, Angola terminou na liderança do grupo D, com sete pontos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto