Gente

Aniversariante com cicatriz histórica

Simplicio Lopes Garrido, ou simplesmente "Cilio Garrido", celebrou ontem mais um aniversário. Cilio, que já é sexagenário, faz parte de uma família de desportistas que se evidenciaram na década de 70 e 80, sobretudo nas modalidades de basquetebol e andebol, com destaque para as suas irmãs Chinha e Manu, que representaram o clube 1º de Agosto e a Selecção Nacional. Ele também é irmão de Luís Garrido, director do Gabinete de Comunicação Social do governo da Huíla.

11/03/2024  Última atualização 06H40
© Fotografia por: DR

A história de vida de Cilio está marcada pela cicatriz que carrega no seu braço direito, há 47 anos. Ele foi o adolescente que, no dia 10 de Dezembro de 1977, entregou o facho aceso ao primeiro Presidente de Angola independente, Dr. António Agostinho Neto, durante o 1º Congresso do MPLA, que ocorreu nas instalações da antiga Assembleia Nacional.

No acto de entrega do facho, muito aplaudido pelos presentes, Cilio aparece com parte do braço direito coberto por uma ligadura. Poucos sabiam que o jovem adolescente, momentos antes daquele acto simbólico, havia sofrido um incidente com aquele objecto, que causou queimaduras no seu braço. Mesmo assim, e porque a emoção era grande e não era qualquer um escolhido para aquele momento, depois de um tratamento de emergência, ele esteve lá cumprindo  o seu dever de "ngangula", pioneiro da OPA, organizado e disciplinado.

Devido ao incidente, chegou a residir uma temporada no Futungo de Belas, na casa oficial do Presidente da República, enquanto se recuperava do ferimento causado pela queimadura.

O garoto, hoje homem é actualmente  funcionário da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA). Parabéns Cilio pela celebração de mais um aniversário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Gente