Desporto

Apuramento ao Afrobasket de 2025: Selecção Nacional escorrega no adeus à primeira janela

Melo Clemente

Depois de um excelente primeiro período, em que venceram no parcial por 25-19, os hendecacampeões africanos não conseguiram manter a consistência defensiva nos quartos subsequentes, fruto da pressão exercida pelos tunisinos, perdendo por 73-82, termindo o segundo lugar do Grupo E, com cinco pontos.

26/02/2024  Última atualização 11H01
Gerson Gançalves terminou a partida com apenas cinco pontos marcados em 28 minutos © Fotografia por: DR

A falta de consistência defensiva, aliada a um ataque perdulário ditou a derrota da equipa, no adeus à primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025. Apesar do desaire, Angola regressa com cinco pontos na bagagem e está bem encaminhada rumo ao CAN que o país acolhe no próximo ano.

Os 19 pontos de Aboubakar Gakou e 15 de Childe Dundão foram insuficientes para evitar o desaire do combinado nacional, que esteve em Hammamet, Tunísia, sem Bruno Fernando, Sílvio Sousa e Gerson Domingos, para além o seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep".

O terceiro e quarto períodos foram miseráveis para os hendecacampões africanos, ao marcarem apenas 13 pontos em cada etapa, fase em que o país anfitrião aproveitou para dilatar a marcha do marcador.

A perda sistemática de posses de bola contribuiu para o desaire da Selecção Nacional que entrou para a derradeira jornada do Grupo E a discutir a liderança A perda sistemática de posses de bola contribuiu para o desaire da Selecção Nacional que entrou para a derradeira jornada do Grupo E a discutir a liderança da respectiva série. Angola "acordou" no último período, mas, a selecção caseira soube gerir a marcha do marcador, dado a experiência dos seus executantes.

Aliás, a jogar em casa, os tunisinos apareceram nesta primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, com toda a sua armada, ao contrário do cinco nacional. Ainda ontem, para o Grupo E, a selecção do Quénia venceu a República da Guiné, por 80-74, partida marcada pelo signo de equilíbrio.

Entretanto, a delegação angolana regressa hoje, ao país, proveniente de Hammamet, depois de disputar a primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025.

 
Côte d´Ivoire surpreende

A Côte d´Ivoire vergou ontem, o Egipto, por 79-76, em partida referente a terceira e última jornada da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025. Com este triunfo, a finalista vencida da edição passada fez o pleno na prova, amealhando seis pontos, fruto de três triunfos.

Ontem, na derradeira jornada, os egípcios mesmo jogando na condição de selecção visitada não conseguiram sobrepor-se aos ivoirenses. Apesar da vitória, a Côte d´Ivoire viu-se e desejou-se para conquistar os dois pontos em disputa.

Ainda ontem, para a última jornada do Grupo B, a selecção do Madagáscar derrotou a República Centro Africana (RCA), por 69-76, partida inteiramente dominada pelos malgaches.  Já a selecção de Cabo Verde vergou a Nigéria, campeã africana de 2015, por 62-78, e fez o pleno.

O técnico angolano, Emanuel Trovoada, voltou a brilhar ao serviço dos cabo-verdianos. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto