Cultura

Artista Benigno Mangovo inaugura primeira exposição

“Caleidoscópio: Retratos de um Viajante” é o título da primeira exposição individual do artista plástico Benigno Mangovo, a ser inaugurada, amanhã, às 18h00, na galeria This is Not a White Cube, em Luanda.

08/05/2024  Última atualização 13H25
Criador abre amanhã a sua mostra individual de estreia © Fotografia por: DR

A exposição, que tem a curadoria de Jamil (Parasol) Osmar, apresenta uma série de nove trabalhos de pintura totalmente inéditos. A exposição retrata várias intrincadas experiências humanas, tecidas através da perspectiva de Benigno Mangovo, enquanto conhecedor da realidade particular da Ilha de Luanda.

De acordo com um comunicado distribuído à imprensa, a exposição é uma celebração da humanidade e do testemunho de um espírito aventureiro e explorador, bem como um apelo a explorar as paisagens interiores das próprias viagens de cada um.

O documento menciona, igualmente, que a exposição foi criada, também, com a intenção de encorajar as pessoas a olharem para além do superficial, "a ver o mundo não como ele é, mas como poderia ser”, cheio de esperança, beleza e uma contemplação do potencial infinito do espírito empreendedor do homem.

Segundo a mesma fonte, o trabalho de Benigno Mangovo transcende a concepção estética visual, servindo, também, como meio de introspecção. A sua obra, refere a fonte, não se cinge a um simples conjunto de representações de carácter mimético, mas edifica-se como visão caleidoscópica de incontáveis narrativas que convocam a audiência a encarnar a pele dos personagens que evoca e a sentir o pulso às comunidades que prosperam à sombra da expansão urbana.

De acordo ainda com a fonte que vimos citando, cada pincelada configura uma palavra, cada cor uma frase da história de resiliência e esperança do ilhéu.

"O optimismo cândido do viajante torna-se contagiante à medida que se adentra essa ínsua da humanidade: discerne beleza no mundano, um espírito afim em cada fronte e em cada caleja uma epopeica história que merece ser narrada", destaca a fonte.

O artista Benigno Mangovo nasceu em Cabinda no seio de uma família artística e desenvolveu desde cedo uma apetência pela pintura. Dedica-se exclusivamente à carreira artística desde 2017, ano em que ingressou no atelier de pintura de Patrício Mawete, em Luanda, um espaço que contribuiu largamente para uma crescente formalização da sua produção.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura