Cultura

Artistas de várias congregações religiosas actuam hoje em Luanda

Armindo Canda

Jornalista

Vários artistas de diferentes congregações religiosas actuam hoje, às 17h00, no Hotel Intercontinental, em Luanda, na quinta edição do tradicional “Concerto de Páscoa”. Para além da programação de um vasto repertório da música gospel nacional, também está previsto o lançamento de um disco com temas das edições anteriores.

29/03/2024  Última atualização 12H55
© Fotografia por: DR

Trifena la Tangedora, Mirian Nsango, Emylisa Congo, Simplício, Eduardo Pinto, Daniel Matias, Dennis Sammaya e Coral são alguns dos artistas que constam no elenco. O alinhamento musical traz, entre outros temas, os sucessos "Sepultura”, "Nde  cheteka”, "Aleluia Ulamba”, "Jesu Diami” e "Há poder no Sangue”.

Segundo o director artístico do concerto, Francisco João Frank Yenokhanan, em declarações ao Jornal de Angola, o espectáculo é uma produção da Igreja Evangélica Ministério Trindade de Angola. De periodicidade anual, o espectáculo visa celebrar a Páscoa, tendo como grande objectivo o resgate da música gospel de matriz nacional, com realce para o cancioneiro popular cristão. 

"O projecto discográfico resulta de 90 por cento de ritmos angolanos do cancioneiro popular e comporta oito músicas que reflectem as quatro edições já realizadas. Como estamos numa fase de modernidade, optamos pelas pen-drives e não CD, por começar a ficar em desuso no nosso mercado”, explicou. 

  Francisco Yenokhanan avançou que será um concerto intimista, que vai unir um número considerável de instrumentistas de várias congregações que tocam os diversos instrumentos existentes na música angolana. No que toca à dança, a organização conta com a representação do Ballet Nzinga, uma presença habitual nas edições anteriores.

Ritmos africanos e angolanos

"Concerto de Páscoa” é um projecto que promove  a apresentação de canções dos hinários cristãos aos ritmos africanos e angolanos. Esta apresentação é feita anualmente no formato de concerto no Dia da Páscoa, onde são convidados vários intérpretes e instrumentistas, quer de música cristã quer de música popular angolana.

A primeira edição do concerto foi realizada em 2019, reunindo uma assistência de aproximadamente 600 pessoas na plateia.

A segunda edição, em 2021, em formato Live transmitida pela TV Zimbo, foi vista por todo o país pela comunidade cristã. O número de audiências superou as expectativas e teve destaque na imprensa nacional.

A terceira edição foi realizada no salão de festas Mangala Eventos, apresentado em directo no quadro de uma parceria com o canal televisivo TV Palanca. Com uma plateia de aproximadamente 700 pessoas, foi igualmente acompanhado por todo o país. A quarta aconteceu no Hotel Intercontinental.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura