Desporto

Artur Jorge morre aos 78 anos

O antigo seleccionador de futebol de Portugal, Artur Jorge, faleceu, na madrugada de ontem, aos 78 anos de idade, vítima de doença prolongada. Segundo a imprensa portuguesa, que cita um comunicado da família, Artur Jorge faleceu de forma serena, em Lisboa.

23/02/2024  Última atualização 09H50
Antigo jogador e treinador morreu ontem à madrugada © Fotografia por: DR

Com a vida dedicada ao futebol, primeiro como jogador e depois como treinador, "Rei Artur " foi campeão português em sete ocasiões. Orientou a Selecção Nacional várias vezes e foi o técnico da primeira conquista de sempre do FC do Porto na Taça dos Campeões Europeus, em 1987.

Artur Jorge treinou alguns dos clubes mais históricos em Portugal: para além dos dragões, passou por Benfica, Belenenses e Académica. Ainda como treinador, orientou a selecção dos Camarões, com quem disputou os quartos-de-final no Campeonato Africano, disputado no Egipto.

Como atleta, ingressou no Benfica em 1969, sendo depois o melhor marcador do campeonato português em duas épocas consecutivas: 1970/71 e 1971/72. De resto, foi na Luz que ganhou todos os quatro campeonatos e as duas taças de Portugal que conquistou como jogador.

Terminaria a carreira de jogador no Belenenses, onde chegou a enfrentar Eusébio quando este estava no Beira-Mar (com quem já partilhara o balneário nas águias).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto