Desporto

Asfixia no pináculo abana segundo turno

Marcial Batunina

Jornalista

O Girabola está de regresso e com ele as emoções que animam a “batalha campal” no topo da tabela classificativa. O líder Petro de Luanda, com 34 pontos, vê cada vez mais perto do trono os perseguidores directos, nomeadamente, o Desportivo da Lunda-Sul com 33 pontos e Sagrada Esperança da Lunda-Norte que soma 31. O Kabuscorp do Palanca também entra na lista restrita das agremiações que intensificam as estratégias para “depor” os tricolores como guia da prova.

28/03/2024  Última atualização 11H10
© Fotografia por: DR

A formação comandada por Alexandre Santos adiou sine die (sem data) o clássico com o rival 1º de Agosto, jogo a contar para a 16ª jornada, a primeira da segunda volta do Girabola, por conta do duelo com o TP Mazembé da República Democrática do Congo, válido para a primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões de África, que vai decorrer, amanhã, em Lubumbashi. Com a mudança de chip e de sintonia na prova interna, o Petro de Luanda soma 10 vitórias e quatro empates em 14 jogos realizados. É a única equipa que ainda não perdeu na competição.

No presente campeonato, o Petro de Luanda é a equipa que mais golos marcou, mas não é a que menos sofreu. O ataque tricolor concretizou 30 golos e consentiu seis. Assim, os petrolíferos conseguiram amealhar um saldo positivo de 24 golos. Dos 42 pontos possíveis na primeira volta do Girabola 2023/24, o conjunto tricolor falhou a conquista dos restantes oito pontos.

Desportivo da Lunda-Sul

O Desportivo da Lunda-Sul é, para a crítica desportiva, a equipa sensação do presente campeonato. As exibições ao mais alto nível e os resultados obtidos conferem uma abordagem mais cuidadosa sobre a formação do leste do país. O conjunto liderado tecnicamente por Cleverson Maurílio Silva tem sido um verdadeiro "coconote” para os dentes dos adversários.

A colectividade tem 10 triunfos, à semelhança do líder Petro. Entretanto, empatou três desafios e, por uma única vez, sentiu a amargura da derrota e assim, soma os inéditos 33 pontos na tabela de classificação.

O ataque produziu 21 golos e tem a defesa menos batida: sofreu apenas quatro tentos. Tem o saldo positivo de 17 golos.

Sagrada Esperança

Os diamantíferos mantêm bem acesa a chama que ilumina o caminho em direcção à liderança do Girabola. Roque Sapiri e a rapaziada conseguiram conquistar nove vitórias, quatro empates e uma derrota ao cabo de 14 encontros da primeira volta do Girabola. Assim, ocupa o terceiro posto. Para o segundo turno da compita, os diamantíferos almejam destituir o actual líder e assumir o comando.

 Kabuscorp do Palanca

Os palanquinos contam com oito triunfos em 14 partidas disputadas, três empates e igual número de derrotas. Zeca Amaral levou a turma da Rua F do Palanca a alcançar 27 pontos, embora já tivesse em posse o comando do campeonato nacional. Entretanto, viu-se incapaz de manter a conservação do primeiro posto.

Norte e Leste fecham Top 5

As zonas Norte e Leste de Angola dominam os cinco lugares cimeiros do principal campeonato de futebol. Luanda tem o líder Petro, Kabuscorp do Palanca (quarto colocado com 27 pontos) e 1º de Agosto na quinta posição com 21 pontos.

O Leste do país aparece bem representado ao colocar na "pole position” duas formações, nomeadamente, Desportivo da Lunda-Sul, que morde os calcanhares ao Petro de Luanda, com menos um ponto na classificação, e o Sagrada Esperança da Lunda-Norte, no terceiro posto da escala global, com 31 pontos conseguidos.

Melhores marcadores

A lista dos melhores artilheiros está animada com uma disputa renhida entre os avançados. Mussá, atleta do Desportivo da Lunda-Sul, é líder com 8 golos apontados e está sob pressão de Ben Arfa, atleta do Kabuscorp do Palanca, e Dagó, do 1º De Agosto, ambos com 7 tentos cada um. Polaco, que trocou o São Salvador do Zaire pelo Sagrada Esperança, rubricou 5 golos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto