Desporto

Associação de Artes Marciais implementa projecto crime zero

Gaudêncio Hamelay |Lubango

Jornalista

Expandir a prática de Artes Marciais Mistas nos municípios do interior da província da Huíla, para permitir retirar os jovens da delinquência, através do projecto Crime Zero, constitui a aposta da Associação Provincial da modalidade na Huíla.

28/02/2024  Última atualização 11H30
© Fotografia por: DR

O presidente da Associação Provincial de MMA da Huíla, Jacob Cláudio Mandanji, fez saber que está na forja um projecto de levar as artes marciais mistas em todos municípios, com a implementação em Abril, do programa Crime Zero.

A finalidade, aclarou Jacob Cláudio Mandanji, consiste em combater a criminalidade e resgatar a juventude destes municípios por intermédio das artes marciais.

"Estamos com perspectivas e já elaborei um programa em que consta a realização de algumas actividades nos municípios da Humpata, Chibia e Matala”, confirmou.

Avançou serem estes municípios, numa primeira fase, onde a Associação Provincial de Artes Marciais Mistas (MMA) vai trabalhar com os jovens, para tirá-los da delinquência e ensiná-los o ABC das artes marciais.

Jacob Cláudio Mandanji destacou que a partir da prática de artes marciais mistas, esses jovens podem conhecer novos horizontes, países e vão ter uma visão diferente sobre aquilo que são os benefícios da modalidade.

Em Abril serão realizadas as primeiras actividades nos municípios, especialmente na Chibia. "Vamos nessa localidade levar o que são as artes marciais mistas. Por isso, a partir de Abril vamos começar a implementar este projecto”, disse.

Actualmente, informou o dirigente, está à espera apenas da disputa em Maio do Campeonato Africano de MMA na República da Namíbia. Assim sendo, prosseguiu, os atletas vão se preparar para integrarem a Selecção Nacional e depois trabalhar em prol da massificação.

O presidente da Associação Provincial de Artes Marciais Mistas (MMA) da Huíla, anunciou, por outro lado, existir uma data prevista para a participação no Campeonato Africano.

A Huíla possui duas atletas na Selecção Nacional de MMA, para competirem na XIII edição dos Jogos Africanos, a decorrerem  em Março, em Accra, Ghana.

Trata-se da campeã africana júnior feminino na categoria de peso dos -52.2 kg, Daniela Mandanji  e vice-campeã africana sénior na categoria dos 70.3 kg, Maria Kitoko.

Prova supera expectativa

O Campeonato Provincial de Artes Marciais Mistas (MMA) realizado no fim-de-semana, em diferentes categorias de peso, em ambos os sexos, ultrapassou as expectativas da organização.    A constatação é do presidente da Associação Provincial de Artes Marciais Mistas da Huíla, Jacob Cláudio Mandaji, quando fazia o balanço final do evento que visou, igualmente, saudar o 92º aniversário da fundação do Sport Lubango e Benfica, que se assinalou ontem, dia  27 do corrente mês.

Jacob Cláudio Mandanji disse "que a prova contou com a participação de mais de 50 lutadores nos escalões  de juvenis, juniores e seniores, em ambos sexos, em representação de seis clubes, terminado com sucesso tendo ultrapassado as nossas expectativas".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto