Desporto

Balneário blindado contra influências externas

Betumeleano Ferrão, em Bouake

Jornalista

O balneário das Palancas Negras continua focado num único objectivo de, pela primeira vez, atingir as meias-finais de um Campeonato Africano das Nações (CAN).

01/02/2024  Última atualização 10H05
Passar pela Nigéria, amanhã, é o objectivo da Selecção © Fotografia por: DR

Ontem, em conversa informal com o Jornal de Angola, um membro da equipa técnica garantiu que os vídeos que os atletas fazem e colocam nas redes sociais é a melhor prova do estado de espírito descontraído do grupo, visando o jogo de amanhã com a Nigeria.

O dia seguinte ao triunfo com a Namíbia, que garantiu o regresso aos quartos-de-final, foi fértil em vários acontecimentos, mas o Jornal de Angola soube que a equipa técnica não se quer deixar distrair com coisas de somenos importância, porque percebe que pode nunca mais viver um momento ímpar como este.

As publicações nas redes sociais também são usadas pelo balneário para transmitir uma mensagem de tranquilidade. É por isso que, desde o primeiro jogo, os atletas fazem vídeos a chegar ao estádio, com músicas e danças com as quais se identificam. O mais importante, segundo apurou o Jornal de Angola, é que o plantel "está a aproveitar ao máximo a possibilidade de chegar mais longe, porque não sabe quando é que um momento como este volta a acontecer.”

O influente Eddie Afonso realçou que "quem está nos quartos-de-final só pode pensar na final.”

A Selecção Nacional pensa de jogo a jogo, mas Eddie Afonso garante que ele e os colegas gostariam de permanecer mais um pouco na Côte d’Ivoire.

"Quem já chegou até aqui, pode pensar em conquistar alguma coisa. Nesta fase, não existem favoritos. A Nigéria é um colosso africano, mas vamos lutar porque estamos a evoluir a cada jogo," enfatizou.

Nos vídeos que os atletas partilham, Eddie Afonso costuma aparecer muito distante da seriedade que lhe é habitual quando está em campo. Com base na reacção dos adeptos, o atleta, de 29 anos, realça a ambição de a equipa corresponder, na plenitude, com os anseios dos que pelas redes sociais afora se juntam "a onda positiva” em torno da selecção. "Temos acompanhado e queremos enaltecer isto, porque o povo angolano nos tem dado um apoio fundamental, queremos corresponder ao que têm feito,” afirmou.

Em alguns vídeos partilhados pelos atletas nas redes sociais, aparecem membros da Federação, como o presidente Artur Almeida e Silva, e o vice-presidente José Carlos Miguel, contagiados pelo ambiente festivo dos atletas. Os dois dirigentes também dançam com os jogadores. O vice José Carlos, inclusive, canta Kuduro com os atletas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto