Cultura

Bandas angolanas e espanholas animam festival internacional

Bandas angolanas e espanholas são os destaques do concerto de abertura da 13.ª edição anual do Dia Internacional do Jazz, marcado para o dia 30 do corrente mês, às 19h, no Epic Sana, em Luanda.

21/04/2024  Última atualização 12H19
Dimbo Makiesse, líder do Luanda Jazz All Stars © Fotografia por: Luís Damião | Edições Novembro

Os amantes do Jazz poderão apreciar a banda espanhola Andrea MotisTemblor,  homónima da cantora, trompetista, saxofonista e compositora, bem como da banda angolana Luanda Jazz All Stars, liderada pelo pianista Dimbo Makiesse, ambas compostas por músicos conceituados.

Os concertos, além de constarem na agenda do Dia Internacional do Jazz, a 30 de Abril, visam celebrar os 13 anos de comemorações consecutivas no país. Organizado pela "J.J.Jazz” de Jerónimo Belo, além dos concertos, vão ser promovidos debates sobre a História do Jazz.

O crítico, promotor e conhecedor do Jazz Jerónimo Belo ressaltou que as bandas executam uma música marcada por uma perfeita simbiose de elegância, subtileza e eficácia, e integram alguns dos mais renomados instrumentistas e cantores do país.

Será ainda ocasião para a Orquestra Kaposoka, do maestro Pedro Fançony, servir um "caldinho” jazzy, com a qualidade que vem dando provas, igualmente a nível internacional.

Ao abraçar a organização do festival, disse, a Fundação Bornito de Sousa mostra entender a importância do Jazz, da criatividade juvenil e do lazer.  "O Jazz brilha mais e é mais vividamente fruído por quem o faz viver e dele gosta ou está em vias de gostar. Isso sucede muito por conta das diferentes e soberanas possibilidades de ‘ouver’ bom Jazz que se apresentam aos Jazz Makers e aos Jazz Lovers, um pouco por todo o mundo.”

O Dia Internacional do Jazz foi instituído pela UNESCO, atenta à importância sociocultural do género musical, decidiu honrar os profissionais e amantes do Jazz consagrando o 30 de Abril como data de comemoração a nível mundial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura