Desporto

Basquetebol: Aníbal Moreira assume o comando da Selecção

Melo Clemente

O técnico angolano Aníbal Moreira, 57 anos, vai assumir o comando da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, durante a disputa da primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025, prova que arranca amanhã, em Hammamet, Tunísia, e encerra domingo.

22/02/2024  Última atualização 08H00
Técnico angolano acredita numa boa campanha na prova © Fotografia por: DR

Problemas de fórum familiar afastarm o seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep”.

Depois de dirigir a Selecção na segunda edição do AfroCAN, em 2023, o antigo capitão do hendecacampões africanos volta a comandar o combinado nacional, desta para primeira janela de apuramento ao Afrobasket de 2025.

"Pep Clarós enfrenta um momento difícil devido ao estado de saúde do seu pai, pelo que necessita de apoiar a família neste momento delicado. Neste sentido, a FAB anuncia que quem irá assumir as funções de seleccionador durante o pedido de ausência de Pep Clarós será o treinador Aníbal Moreira, apoiado pelo seu adjunto, Miguel Lutonda”, lê-se no comunicado publicado ontem no sítio da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

De acordo ainda com o documento, assinado por José Moniz da Silva, presidente da FAB, a decisão visa garantir a continuidade e estabilidade da equipa nacional neste período decisivo.

Por último, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol expressa compreensão pelos motivos pessoais que levaram à ausência de Pep Clarós e agradece antecipadamente a prontidão e profissionalismo demonstrados pelos treinadores Aníbal Moreira e Miguel Lutonda.

Entretanto, hoje, a Selecção Nacional realiza a sessão derradeira de treino, para limar as últimas arestas, antes da estreia amanhã, diante da República da Guiné, para a primeira jornada do Grupo E de apuramento ao Afrobasket de 2025.

Gerson Domingos, lesionado, Bruno Fernando e Sílvio Sousa, ambos devido aos compromissos com as suas equipas, vão desfalcar o cinco nacional na prova de Hammamet.

Já na série B, com sede igualmente em Hammamet, estão as selecções de Cabo Verde, Nigéria, Uganda. Argélia, Líbia ou Marrocos deve completar o grupo.

Cairo, capital do Egipto, será palco do Grupo D, com a Côte d’Ivoire, Egipto, Madagáscar e República Centro Africana (RCA)

Aginaldo Neto, base da NBA-Africa Academy, 17 anos, juntou-se ao grupo de trabalho na terça-feira e aumentou o leque de opções do técnico Aníbal Moreira na posição um (base).

Caso conste na lista definitiva dos hendecacampeões africanos, o jovem jogador poderá fazer a sua primeira internacionalização, igualando o feito de Ângelo Victoriano e de José Carlos Guimarães.

José Carlos Guimarães teve a particularidade de aos 17 anos ser titular indiscutível do combinado nacional.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto