Cultura

Bel Neto aborda a importância da literatura no processo de emancipação das mulheres

Maria Hengo

Jornalista

A escritora Bel Neto foi a escolhida da última edição do projecto “Escritor do Mês”, apresentada, na quarta-feira, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, para uma tertúlia à volta do seu livro “Vidas Alheias “, na qual abordou a importância da literatura no processo de aprendizado.

01/03/2024  Última atualização 13H30
Escrtitora partilhou o saber sobre o processo de escrita © Fotografia por: VIGAS DA PURIFICAção | edições novembro

Bel Neto disse que despertou o amor pela escrita aos 9 anos, quando passou a observar na família o fenómeno da violência doméstica. "Com a literatura consigo trazer inúmeras preocupações e dar voz ao sofrimento de muitas mulheres”.

Segundo a escritora, é necessário que se escreva mais sobre a violência doméstica para se romper as barreiras do preconceito.

De acordo com a escritora, devido ao machismo e opressões de género, as mulheres ainda continuam sendo as principais vítimas, sobretudo no contexto das sociedades mais conservadoras, o que impossibilita às mulheres de terem outra visibilidade e mostrar o potencial.

Questionada sobre as técnicas de escrita, a escritora disse que apesar de ser muito tímida sempre foi ousada e se preocupou em escrever para impactar os leitores.

Sobre o erotismo utilizado muito nos seus livros para abordar os vários problemas da sociedade, reforçou que o propósito é  passar uma mensagem positiva a sociedade e as gerações vindouras.  "Existem muitos autores que influenciaram nessa minha técnica de escrita, não há como existir um bom escritor se não houver um bom leitor. É necessário que continuemos a estudar e a ler livros porque eles têm sempre algo para nos ensinar”, disse.

Quanto ao processo de criação, Bel Neto explicou que actualmente sente alguma facilidade para escrever sobre vários temas do dia-a-dia em qualquer momento, e pretende sempre fazer diferente em todos os textos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura