Cultura

Biblioteca Provincial do Bengo inoperante devido à degradação

A Biblioteca Provincial do Bengo está inoperante há mais de quatro anos, devido às chuvas intensas que se registam nos últimos tempos na região e degradam a infra-estrutura.

04/02/2024  Última atualização 10H33
Inaugurada em 2014, a Biblioteca Provincial atendia mensalmente mais de 400 visitantes © Fotografia por: DR

Localizada na zona da Açucareira, a biblioteca está parcialmente degradada, embora tenha sido reposto o tecto, devido à acumulação de água, lixo e falta de limpeza no interior.

Esta situação causou a destruição de dois mil livros, dos cerca de 6.500 que existiam, informou à ANGOP, a responsável da biblioteca, Rita Francisco Bamba. Referiu que no final de 2022,  iniciou-se um trabalho de troca de chapas para a reposição do tecto, mas apesar desta intervenção, a situação, no interior, mantém-se na mesma.

Inaugurada em 2014, disse, a biblioteca atendia, mensalmente, mais de 400 visitantes, entre estudantes e funcionários públicos do Bengo e dos municípios de Cacuaco e Viana (Luanda).

A nível da província, explicou, os seis municípios têm bibliotecas que também não funcionam e estão transformadas em gabinetes municipais.  Rita Francisco Bamba pediu às entidades de direito para trabalharem, no sentido de se recuperar e colocarem estas instituições a funcionarem, de modo a apoiar os estudantes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura