Economia

Bié reabilita 96 quilómetros de vias secundárias no Andulo

José Chaves/Andulo

A administração municipal do Andulo, província do Bié, destacou antes de segunda-feira, 30 de Março, a importância da reabilitação de 96 quilómetros das estradas secundárias daquela localidade às comunas de Cassumbi e Chivaulo, passando pela Missão Evangélica de Chilesso.

02/04/2024  Última atualização 07H40
Antes da reabilitação, a viagem entre Andulo/Chivaulo durava oito horas, hoje, faz-se em 50 minutos © Fotografia por: DR

Segundo Celeste Adolfo, em entrevista ao Jornal de Angola, as obras de terraplanagem realizadas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) melhoraram a fluidez e segurança no tráfego de pessoas e mercadorias, facilitando as trocas comerciais entre os habitantes das regiões beneficiadas. Os moradores estão contentes com os trabalhos realizados pela empresa Terponte, que teve um custo estimado de cerca de 883 milhões de Kwanzas, pois estão a possibilitar o transporte de pessoas e a comercialização dos produtos agrícolas.

Celeste Adolfo  salientou  que os trabalhos realizados estão a ajudar a promover o crescimento económico e demográfico da região e a encurtar o tempo de viagem entre várias localidades.

Por outro lado,  a  administradora municipal admitiu que a via facilita a vida dos habitantes das três comunas alguns dos quais escolhiam caminhos impróprios para circular.

Os trabalhos, assentes na terraplanagem e reabilitação das valas de drenagem para a passagem de águas pluviais, bem como na construção de pontes e diversas passagens hidráulicas, principalmente, no troço rodoviário Sede municipal do Andulo/Chivaulo,  melhoraram significativamente a ligação rodoviária entre as localidades. Antes da reabilitação, as viagens entre as duas zonas durava oito horas. Agora, de acordo com os automobilistas, o trajecto é feito em apenas 50 minutos.

Entretanto, as obras já realizadas permitiram encurtar significativamente o tempo de viagem para as comunas de Cassumbi e de Chivaulo, onde, ao contrário do que acontecia num passado recente, a circulação automóvel tornou-se mais visível.

Automobilistas, produtores e camponeses, ouvidos pelo Jornal de Angola, enalteceram a iniciativa do Governo do Bié de reparar as estradas no interior da província, pois com isso se afiguram dias melhores para a produção agrícola e consequentemente a melhoria de vida das populações nas comunidades rurais e não só.

António Tchitangui, comerciante residente na vila de Chivaulo, afirmou que  "a população deixou de percorrer longas distâncias ou circular em vias impróprias para tratar assuntos de várias ordens”. "Há muitos anos que pessoas residentes noutros pontos da província e do país não conseguiam chegar a Chivaulo”, recordou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia