Economia

BNA e CMC assinam memorando para supervisão das instituições

O Banco Nacional de Angola (BNA) e a Comissão de Mercado de Capitais (CMC) celebraram, terça-feira em Luanda, um Memorando de Entendimento no domínio da supervisão das instituições financeiras bancárias que actuam no mercado de valores mobiliários e instrumentos derivados.

10/04/2024  Última atualização 12H43
Banco Nacional de Angola (BNA) © Fotografia por: Edições Novembro
O acordo, rubricado pelo governador do BNA, Manuel Tiago Dias, e a presidente do Conselho de Administração da CMC, Andreia Simões, tem com como objectivo mitigar eventuais conflitos de dupla supervisão, definindo, formalmente, as directrizes para as acções de supervisão directa e indirecta, segundo o site do Banco Central.

O memorando contempla também a questão da transferência dos serviços e actividades de investimento em valores mobiliários e instrumentos derivados das Instituições Financeiras Bancárias.

A propósito desse acordo, o governador do BNA considerou que o documento assinado reforça a cooperação entre as duas instituições, para além de demonstrar a evolução do Sistema Financeiro Angolano.

O governador do Banco Central lembrou que esse acto acontece no ano em que se observa maior protagonismo da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), das Sociedades Distribuidoras de Valores Imobiliários (SDVM) e Sociedades Correctoras de Valores Mobiliários (SCVM).

Manuel Tiago Dias augura que, com o desenvolvimento do mercado secundário de títulos, estas instituições sirvam de fontes alternativas ao financiamento bancário da economia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia