Economia

Bolsa anuncia crescimento dos lucros de quase 800%

A Bolsa da Dívida e Valores da Angola (BODIVA) anunciou, terça-feira, um crescimento dos lucros de 798 por cento, para 3.080 milhões de kwanzas, em 2023, o que reflecte a tendência de desempenho positivo da sociedade e do mercado.

03/04/2024  Última atualização 10H50
Mercado secundário da BODIVA influenciou o crescimento dos resultados no ano passado © Fotografia por: DR
Num comunicado em que anunciou os números do relatório e contas do ano passado, ontem mesmo aprovado pela Assembleia-Geral de Accionistas, a BODIVA declara ainda um crescimento do resultado operacional de 55 por cento no ano passado, cujo volume de negócios cifrou-se em 7.137 milhões de kwanzas.

O documento atribui o crescimento  ao aumento do volume transaccionado no mercado secundário (de sete mil milhões de kwanzas) com destaque para as operações de Repo (permitem obtenção de liquidez imediata, mantendo  títulos como garantia), assim como pelas comissões de manutenção à negociação e custódia dos emitentes privados. Os custos operacionais totalizaram 3.409 milhões de kwanzas, com incidência para o pessoal e fornecimento de bens e serviços, em especial, de suporte à infra-estrutura tecnológica, que o documento considera serem "os pilares basilares para a  actividade da BODIVA".

Das demonstrações financeiras apresentadas, consta, ainda, a análise do balanço que regista um aumento do activo líquido de 10.095 milhões de kwanzas), 68 por cento mais que em Dezembro de 2022,bem como um capital próprio cifrado nos 7.635 milhões, traduzindo-se num retorno sobre o activo (ROA) de 31 por cento, retorno sobre o património líquido (ROE) de 40 por cento e rácio de autonomia financeira de 78 por cento. O documento também revela que a Assembleia-Geral decidiu a distribuição de 35 por cento dos resultados do exercício como dividendos ao accionista. A BODIVA antecipa, no comunicado, previsões da manutenção de resultados positivos da empresa em 2024, reiterando "o compromisso em contribuir para o desenvolvimento e crescimento do sector financeiro, em particular do mercado de capitais, com um serviço eficiente, infra-estruturas seguras e um mercado diversificado, dinâmico, robusto e transparente”.

De acordo com dados da BODIVA, no primeiro semestre do ano passado, a sociedade registou um crescimento homólogo dos lucros de 1.015 por cento, que ascenderam para 805,4 milhões de kwanzas.

Naquele período, o crescimento foi atribuído ao aumento do volume de negócios, com destaque para a nova comissão de manutenção à negociação de acções (passada a cobrar com periodicidade anual desde a activação do Mercado de Bolsa de Acções) e o aumento do volume de transacções no mercado secundário, além da comissão de negociação e liquidação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia