Desporto

Bota de Prata: Gelson Dala entre os melhores do CAN’2023

O angolano Gelson Dala foi o segundo melhor marcador do Campeonato Africano (CAN`2023), com quatro golos marcados, mas as referências elogiosas sobre si transcendem o seu engodo pela baliza, abarcando essencialmente a sua qualidade futebolística no geral.

13/02/2024  Última atualização 07H58
Angolano ficou na seunda posição dos melhores marcadores © Fotografia por: DR

O atleta de 27 anos de idade ficou a um golo do melhor marcador do torneio continental, Emilio Nsue, da Guiné Equatorial, mas relegou para lugares inferiores colossos como é o caso do nigeriano Victor Osimhen, do Nápoli de Itália, eleito melhor jogador africano de 2023 pela CAF.

Atrás do angolano, formado na escola do 1.º de Agosto, actualmente ao serviço do Al-Wakrah, da primeira liga do Qatar, ficaram outros nomes como o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool da Inglaterra, e do senegalês Sadio Mané, do Al-Nassr, da Arábia Saudita.

O recorde de golos de Angola (4 golos) numa fase final do CAN era, até então pertença de Manucho Gonçalves, proeza protagonizada na edição de 2008, decorrida no Ghana, em 2008, ficando, curiosamente, também a um tento do bota de ouro, Samuel Eto`o (cinco).

No cômputo geral, o  recorde de golos numa fase final da Copa Africana pertence a Ndaye Mulamba (Zaire), com nove remates certeiros, na prova de 1974. A 34ª edição do CAN`2023, disputada fora de época, terminou domingo (11) com a consagração da anfitriã Côte d`Ivoire, após vitória sobre a Nigéria, por 2-1.

As qualidades de goleador Dala ficaram provadas desde que evoluiu no Campeonato Nacional "Girabola`2016”, em que foi o melhor marcador, com 23 golos, e desde que se tornou internacional, tem-se revelado um verdadeiro finalizador.

Na formação do Sporting B, em que "militou” alternadamente com a equipa B e depois por outras formações europeias conquistou destaque pelos golos marcados. Em 2023, o ponta-de-lança angolano foi o terceiro melhor marcador da Primeira Liga de Futebol do Qatar, com 15 golos, ao serviço do Al-Wakra.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto