Mundo

Botswana ameaça enviar elefantes para Alemanha

O Presidente do Botswana ameaçou, ontem, a Alemanha com o envio de 20 mil elefantes, devido às críticas de Berlim à caça e à exportação dos animais como troféus, utilizadas para regular o ecossistema.

04/04/2024  Última atualização 12H55
© Fotografia por: DR

"Os alemães devem viver com os animais que nos tentam ditar”, afirmou o Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi, em declarações ao diário alemão Bild. "Não se trata de uma brincadeira”, esclareceu em relação à sua proposta de transferir 20 mil elefantes para a nação europeia, acrescentando que "não aceitaria um não como resposta” a este "presente”.

O Botswana, um país sem litoral na África Austral, alberga a maior população de elefantes do mundo, com cerca de 130 mil exemplares, com os quais é muitas vezes difícil coabitar, segundo o Presidente, que referiu os ataques a seres humanos, aldeias e culturas.

As críticas do Ministério do Ambiente alemão, que é dirigido por ambientalistas, têm sido dirigidas aos troféus de caça de elefantes comprados por clientes ocidentais abastados. No início deste ano, o Ministério levantou a possibilidade de impor limites mais rigorosos à importação destes troféus devido aos problemas de caça furtiva.

 "No seio da União Europeia (UE), estamos a discutir a possibilidade de alargar a exigência de autorização de importação a outros troféus de caça de animais protegidos”, disse uma porta-voz do Ministério à agência noticiosa France Presse (AFP). A Alemanha é um dos maiores importadores de troféus de caça da UE, pelo que tem "uma responsabilidade especial” nesta matéria, concluiu a porta-voz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo